Como informamos na última semana, a Walt Disney Pictures do Brasil contratou três dos mais queridos e requisitados atores da atualidade para dublar seu mais novo longa-metragem de animação, “Valente” (Brave), próxima animação da Pixar Animation Studios, que estreia dia 20 de julho em todo Brasil e será apresentado em Disney Digital 3D™.

Para promover a dublagem, a Disney divulgou um vídeo onde podemos escutar as vozes de Luciano Szafir, Murilo Rosa e Rodrigo Lombardi, que vão dublar os ruidosos e divertidos lordes escoceses que querem casar seus filhos com a protagonista da trama, a jovem, destemida e impetuosa Merida. A disputa por sua mão cria enorme rivalidade entre os lordes, que farão de tudo para saírem vitoriosos desse embate.

Além da dos galãs, a bela cantora teen Manu Gavassi, gravou a trilha sonora do filme, interpretando as canções “O Céu Vou Tocar” (Touch the Sky) e “Ao Ar Livre” (Into the Open Air), canções que marcam momentos importantes da aventura de Merida. “Sempre fui fã da Disney, fiquei muito feliz com o convite”, comemora a cantora.

Enquanto Luciano Szafir e Murilo Rosa estreiam como dubladores nessa produção, realizando um sonho antigo, Rodrigo Lombardi já participa pela quarta vez, tendo já dublado outros sucessos da Disney como “A Princesa e o Sapo“, “Toy Story 3″ e “Enrolados” (os dois últimos ele fez apenas uma pequena participação especial na dublagem).

Sempre tive vontade de participar de um projeto como este, então, quando surgiu o convite, eu vibrei. Ao mesmo tempo, fiquei nervoso”, confidenciou Szafir, que recebeu o convite com entusiasmo. Murilo Rosa não vê a hora de assistir ao filme com o filho de quatro anos: “Adorei o resultado final. Tenho certeza de que o público vai adorar VALENTE”. Sobre Merida, o ator não pensa duas vezes em afirmar que o temperamento da mocinha é uma qualidade que a torna mais bonita: “Dá vontade de se apaixonar por ela”.

No teatro e na TV, alguns fatores limitam o trabalho do ator: na dublagem, a gente tem ‘a porteira aberta’, pode colocar tudo na voz, e isso é o mais prazeroso”, ressalta Rodrigo.

Em “Valente” (Brave), vamos conhecer Merida, a primeira protagonista feminina do estúdio, a princesa de um reino governado pelo rei Fergus (Billy Connolly) e a rainha Elinor (Emma Thompson). Uma filha rebelde e arqueira realizada, Merida, um dia desafia um costume sagrado da terra e, inadvertidamente, traz confusão para o reino.

Na tentativa de acertar as coisas, Merida procura uma excêntrica Velha Sábia (Julie Walters) e é concedido um desejo infortunado. Também figuram na busca de Merida – e servem como alívio cômico – os três senhores do reino: o enorme Lorde MacGuffin (Kevin McKidd), o ranzinza Lorde Macintosh (Craig Ferguson), e o desagradável Lorde Dingwall (Robbie Coltrane).

De acordo com informações de um porta-voz da Walt Disney Pictures, a direção do animado está nas mãos de Mark Andrews (indicado ao Oscar pelo curta “A Banda de um Homem Só“) e da diretora Brenda Chapman (“O Príncipe do Egito“).

Inspirado por uma lenda celta, “Valente” (Brave) apresentará o estilo sombrio dos contos de fadas dos Irmãos Grimm e tem sua estreia norte-americana agendada para o dia 15 de junho de 2012. No Brasil, o lançamento acontecerá mais de um mês depois, no dia 20 de julho 2012.

RODRIGO LOMBARDI

MURILO ROSA

LUCIANO SZAFIR

MANU GAVASSI

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.