O novo longa-metragem de animação do diretor Hayao Miyazaki (A Viagem de Chihiro), The Wind Rises (tradução literal: O Vento Está Soprando) foi um sucesso nos cinemas do Japão, ficando no topo das bilheterias por quatro semanas e agora é um dos destaques do Toronto International Film Festival, que acontece de 05 e 15 de setembro.

Escrito e dirigido por Miyazaki, o animado teve seu primeiro trailer, com pouco mais de quatro minutos e legendado em inglês, apresentando o roteiro e diversas cenas inéditas do animado.

Essa cinebiografia animada conta a história de Jiro Horikoshi, designer que projetou o avião de combate Mitsubishi A6M Zero, utilizado na Segunda Guerra Mundial.

Destaque na competição principal no próximo Festival de Cinema de Veneza, o filme vem sendo criticado pela imprensa como uma advertência velada de que o Japão poderia estar novamente seguindo a mesma direção.

No mercado internacional, o animado The Wind Rises chegará pela Walt Disney Pictures, que fará a distribuição do filme apenas na América do Norte, mas ainda sem data certa para chegar aos cinemas. Infelizmente, no mercado brasileiro o filme ainda não tem distribuidora e não deve chegar tão cedo nos cinemas.

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.