Acontece nos próximos dias 06 (amanhã) e 07 de Agosto no ITM Expo de São Paulo a terceira edição da ExpoDisney. Realizado pela The Walt Disney Company Brasil, a maior feira da marca no país, que reúne mais de 5.000 produtos licenciados da marca Disney. Acontecendo anualmente, o evento foi criado para facilitar a prospecção de novos negócios, apresentar os próximos lançamentos da companhia aos varejistas e ainda promover maior integração entre as empresas de licenciamento e os profissionais da indústria e do varejo.

O primeiro evento aconteceu no México, em 2001, a ExpoDisney representa uma oportunidade para o convidado conhecer melhor as linhas de produto da cada franquia Disney, criadas a partir dos diferentes motores criativos da companhia: dos estúdios, dos canais de TV, do setor de publicações, entre outros. No Brasil, a Disney conta com uma extensa variedade de produtos licenciados nas categorias Brinquedos e Eletrônicos, Roupas e Acessórios, Papeleria, Produtos para o Lar, Alimentos, Cuidados pessoais, Pets, Publicações, Videogames e Conteúdos para Celular. Este ano, mais de 100 empresas participam da feira, dando exemplos de como o licenciamento ajudou a agregar mais valor aos seus produtos. Entre elas, a Intercontinental, Jolitex, Mattel, Tilibra, Mabesa, Positivo, Editora Abril, Tip Top e Grendene.

Os convidados poderão assistir trailers dos próximos grandes lançamentos, como do esperado “High School Musical 3: Ano da Formatura” e do filme animado “Bolt- Supercão”; do lançamento em DVD “Tinker Bell – Uma Aventura no Mundo das Fadas” e das novidades do Disney Channel, com o Playhouse Disney, bloco para crianças pré-escolares que exibe séries de sucesso como “A Casa do Mickey Mouse”, “Manny Mãos à Obra” e “Mini Einsteins”. Em breve, o canal Playhouse Disney será lançado no Brasil, a exemplo de outros países da América Latina.

A exemplo da edição de 2007, o evento direcionado exclusivamente a convidados, conta ainda com áreas de exposição tematizadas dos produtos – a partir de algumas propriedades Disney, como Carros, Pooh, Princesas e Mickey. A novidade deste ano é o ambiente inspirado em Hannah Montana, sucesso do Disney Channel, e um espaço dedicado à experiência Blu-Ray, a nova tecnologia conhecida por sua grande capacidade de armazenamento de vídeo e áudio em alta definição.

O gerente geral da Disney no Brasil, Marcos Rosset, afirma que segundo as pesquisas , as edições anteriores da Expodisney tiveram alto índice de satisfação entre os licenciados. “Conseguimos atrair os mais expressivos compradores e profissionais de todas as nossas linhas de negócios’’.

Vale citar que a ExpoDisney não é aberta ao público e sim apenas a convidados e empresas licenciadas. Tudo indica que o site Animation-Animagic terá um colaborador presente no evento, o amigo Fernando Ventura, que deverá trazer novidades.

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.