Um dos grandes charmes do próximo curta-metragem de animação da Disney Animation Studios, Cabeça ou Coração (Inner Workings) é o fato de ser o primeiro na história da Disney a ser dirigido por um brasileiro, o diretor Leo Matsuda (que já trabalhou no departamento de animação de Zootopia, Operação Big Hero, Detona Ralph e Os Simpsons: O Filme).

Para promover o lançamento do seu mais novo curta e também bater um papo com os paulistanos, o diretor brasileiro é um dos destaques da programação deste ano do Festival Anima Mundi, que começa hoje no Rio de Janeiro, e chega dia 02 de novembro em São Paulo.

Trabalhando na Disney Animation Studios desde 2008, como aprendiz no departamento de storyboard, Leo Matsuda trabalhou nas animações Zootopia: Essa Cidade É o Bicho e Operação Big Hero. Antes disso, o animador foi indicado ao prêmio Annie na categoria de ‘Storyboarding em uma Produção de Longa-Metragem’, pela animação Detona Ralph.

➜ SIGA-ME:
► Snapchat: leleosp
► Instagram: http://www.instagram.com/leleo_francisco
► Facebook: http://www.facebook.com/cadeoleleo/
► Twitter: http://www.twitter.com/leofrancisco

INNER WORKINGS

Para conseguir ter seu curta escolhido para ser produzido pela Disney, Leo concorreu com mais outros 72 candidatos sendo selecionado para dirigir o curta que estreia nos cinemas brasileiros em janeiro, junto com as cópias de Moana: Um Mar de Aventuras (Moana).

Cabeça ou Coração é especial para mim porque reflete diretamente um tema na minha vida com o qual muitas pessoas se identificam. A constante batalha entre nosso coração e nosso cérebro“, conta o diretor, que traz ao público um divertido curta que conta a história da luta interna entre o lado lógico e pragmático de um homem e sua outra metade aventureira e livre. Criado por uma equipe pequena na Disney Animation Studios, com um estilo único e acelerado que combina CG e animação tradicional desenhada à mão, o curta explora a importância de encontrar equilíbrio no dia a dia.

Matsuda, que adorou desenhar a vida toda, decidiu buscar a animação como carreira aos 16 anos. Ele frequentou a CalArts, se formando em animação de personagens. “Walt Disney e Chuck Jones sempre foram uma grande inspiração para mim”, diz ele. “Ficava abismado com quanta emoção e entretenimento era possível de se obter movendo desenhos. Jamais vou esquecer quanta emoção senti ao assistir ‘Dumbo’”.

Natural do Brasil, ele tem descendência japonesa. Matsuda diz que seu lado japonês é todo certinho, enquanto que suas raízes brasileiras afloram o festeiro que há nele – então o diretor utilizou suas próprias experiências para criar Cabeça ou Coração (Inner Workings). Ele admite, entretanto, que se fosse Paul, o personagem do curta, cujo cérebro luta contra o coração, talvez a história fosse diferente. “O lado do meu cérebro sempre fala mais alto”, diz ele.

Matsuda e sua noiva, que residem na região de Los Angeles, estão querendo adotar um gato da raça Scottish Fold e um cachorrinho Pug.

INNER WORKINGS

tumblr_o8xdkr71fx1tdtcd0o1_1280

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.