Os Jogos Olímpicos de Londres, de 2012, não vão esquecer o nome de Usain Bolt. O corredor jamaicano, sem dúvida, foi um dos grandes nomes do evento por conta do seu jeito irreverente de comemorar e da conquista de sua segunda medalha de ouro consecutiva nas provas dos 100 e dos 200 metros rasos, no Atletismo.

Mas porque estou falando do cara que conquistou mais de três medalhas de ouro em duas Olimpíadas? O filme que comentarei esta semana tem tudo a ver com o evento esportivo e a terra natal de Bolt.

Jamaica Abaixo de Zero (Cool Runnings), de 1993, de John Tutertaulb (O Aprendiz de Feiticeiro), conta de maneira bem divertida a vez em que o país da América Central mandou sua equipe de Bobsled (trenó em velocidade na neve) para as Olimpíadas de Inverno de 1988, em Calgary, no Canadá.

RESUMO DO FILME

O longa é baseado em fatos reais, porém, grande parte dele é fictício. O que se sabe de real é que dois americanos, que tinham relações com a Jamaica, quiseram aproveitar a tradição do país em formar grandes corredores e montar uma equipe de trenó, um esporte que combina a força com a velocidade.

Eles recrutaram os melhores competidores do exército local para participarem da experiência e formaram o time com Devon Harris (tenente), Dudley Stokes (Capitão da Força Aérea), Michael White (Reservista da Guarda Nacional) e Samuel Clayton (Engenheiro Ferroviário).

O fato é que a estratégia quase deu certo, já que no último dia de prova em Calgary, quando possuía o 7º melhor tempo, o quarteto teve um acidente que tirou a possibilidade de conquistar uma medalha. Já o filme, traz um enredo diferente e com outros personagens. As cenas utilizadas das provas e do grande acidente são verídicas.

CENA DO TREINO

Tudo começa quando o corredor Derice (Leon Robinson) vê sua chance de correr nas Olimpíadas de verão desmoronar após cair com outros competidores na pista. Sabendo da aproximação dos Jogos de Inverno do Canadá, ele vai atrás de Irwin Blitzer (John Candy), um ex-atleta dos Estados Unidos que se desgraçou quando colocou pesos extras no seu trenó, perdendo a medalha de ouro.
Para reconquistar o prestígio, os dois se juntam a Yul (Malik Yoba), Júnior (Rawle Lewis) e o divertidíssimo Sanka (Doug E. Doug) para montar a primeira equipe jamaicana de Bobsled.

TRAILER DE CINEMA

Com um início trágico, o filme vai ficando cada vez mais engraçado com o avanço dos treinos dos rapazes em lugares ensolarados de um esporte que é disputado na neve. A cena da chegada do grupo no gelado Canadá é hilária.

E é com esse humor leve com momentos de superação que o filme segue até o final, nos mostrando que a maior vitória em uma Olimpíada não está necessariamente em uma medalha, mas na dedicação dos competidores e até na quebra do preconceito das pessoas.

Afinal, o Usain Bolt, com toda sua velocidade, se daria bem na neve? Provavelmente não saberemos, mas temos a certeza que ele demonstra a mesma vontade que os rapazes do trenó, reais e fictícios, de representar seu país nos grandes torneios.

Matéria de Pedro Tritto