Quem imaginaria que um lançamento da Disney Channel Filmes fosse fazer um enorme sucesso e se tornar uma febre entre os jovens do mundo inteiro? A franquia “High School Musical” alcançou diferentes recordes em toda a América Latina, Estados Unidos e em todo o mundo. Hoje estréia nos cinemas nacionais a versão Sing Along de “High School Musical 3: Ano da Formatura” e para comemorar o Planeta Disney traz um apanhado de informações sobre a franquia para os fãs.

HIGH SCHOOL MUSICAL:
# O filme mais visto na história do Disney Channel na América Latina, de acordo com o IBOPE (rating de audiência panregional), entre as pessoas de 4 a 17 anos com TV a cabo (os ratings panregionais incluem os seguintes mercados: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru).

# Entre todas as exibições do filme no Disney Channel na América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru) em 30 de junho de 2007, High School Musical alcançou 16.3 milhões de espectadores únicos.

# A trilha sonora de High School Musical alcançou disco de platina quádrupla na Argentina; platina tripla na América Central, Chile e México; platina dupla no Brasil, Colômbia e Venezuela e é ouro no Ecuador. O CD vendeu mais de 700 mil cópias nestes países.

# O DVD de High School Musical foi lançado na América Latina em outubro de 2006. Até agora, cerca de 640 mil unidades foram vendidas na região.

# High School Musical foi exibido na televisão aberta na TV Globo no Brasil, Canal 13 na Argentina e Chile, TV Azteca no México, na Monte Carlo TV no Uruguay e na Teleamazonas no Equador.

# Em maio de 2007 o tour oficial de “High School Musical: O Show” encerrou sua turnê pela América Latina. Durante 17 dias, foram realizados 10 shows em 7 cidades dos 5 países mais importantes da região: Brasil, Argentina, Chile, México e Venezuela. Mais de 250.000 pessoas assistiram ao show ao vivo. O evento estreou na tela do Disney Channel na região, e logo foi transmitido na TV aberta em vários países latinos. Este tour foi o único do mundo realizado fora dlos Estados Unidos com o mesmo elenco original do show oficial nos EUA.


# Em 29 de setembro de 2007 “High School Musical: The Ice Tour” estreou no Madison Square Garden de Nova York. Atualmente, o espectáculo está sendo realizado em turnê internacional com três companhias para se apresentar em mais de 100 cidades em seu primeiro ano.

# Os shows temáticos de High School Musical foram um grande sucesso no Disneyland Resort em Anaheim, Walt Disney World Resort na Flórida e Disneyland Resort Paris.

VERSÕES LATINAS DE “HIGH SCHOOL MUSICAL”:
# A Disney produziu na América Latina as versões locais do longa-metragem High School Musical. Este filme terá versões diferentes criadas para o mercado argentino, mexicano e brasilero.

# Os protagonistas dos filmes argentino, mexicano e brasilero foram selecionados através dos shows televisivos locais, que buscaram os melhores talentos de cada país. Este ambicioso projeto televisivo teve início no México e na Argentina em junho de 2007. No Brasil, começou a ser transmitido em março de 2008 pelo Disney Channel e na TV aberta, pelo SBT.

# No México: através do Disney High School Musical: La Selección foi realizada uma busca por Troy e Gabriella mexicanos na TV aberta (TV Azteca) e Disney Channel, para protagonizar a versão cinematográfica High School Musical versão mexicana.

– Casting: 20.000 inscritos
CDs editados:
Disney High School Musical: La Selección 1
Disney High School Musical: La Selección 2
Disney High School Musical: em turnê, no México, foram realizados 6 shows


# Na Argentina: através do Disney High School Musical: La Selección foi realizada uma busca por Troy e Gabriella argentinos na TV abierta (Artear) e Disney Channel, para protagonizar a versão cinematográfica High School Musical versão argentina.

– Casting : 27.000 inscritos
CD editado:
Actuar, Cantar y Bailar, disco de ouro na Argentina
Disney High School Musical: em turnê, na Argentina, foram realizados 10 shows

# No Brasil: através do Disney High School Musical: A Seleção foi realizada uma busca por Troy e Gabriella brasileros na TV aberta (SBT) e Disney Channel, para protagonizar a versão cinematográfica High School Musical versão brasileira.

– Casting : 17.000 inscritos
Espera-se desenvolver com este projeto produtos para as outras linhas de negócios deste mercado.
Já se venderam 15.176 unidades do primeiro CD de Disney High School Musical – A Seleção.

HIGH SCHOOL MUSICAL: EL DESAFIO

Em fevereiro de 2008, começaram as filmagens das versões argentina e mexicana do filme High School Musical. São os primeiros longa-metragens sob a marca Disney na América Latina, serão protagonizadas pelos ganhadores e finalistas do programa Disney High School Musical: La Selección. A versão Argentina estréia nos cinemas em julho de 2008, e a mexicana, em setembro do mesmo ano.

HIGH SCHOOL MUSICAL 2:
Em sua estréia, High School Musical 2 se revelou o primeiro filme na história do Disney Channel a obter o 1º lugar, na sua faixa horária, entre todos os canais, tanto a cabo quanto de TV aberta, em toda América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e Venezuela), para crianças e adolescentes de 4 a 17 anos que possuem TV a cabo, e para crianças de 4 a 11 anos também com TV a Cabo.

Em sua estréia, High School Musical 2 alcançou o 1º lugar, na sua faixa horária, entre todos os canais de TV a cabo, em toda a América Latina (Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e Venezuela), entre um público de 4 a 55 anos que possui TV a cabo, e pré-adolescentes e adolescentes de 12 a 17 anos.

Em sua estréia, High School Musical 2 foi considerado o melhor filme do Disney Channel em toda a sua história, na Argentina, Chile, México e Peru, entre as localidades com TV a cabo e entre crianças e adolescentes de 4 e 17 anos com TV a cabo.

A estréia de High School Musical 2 na Disney Channel alcançou um público de mais de 3 milhões de telespectadores na América Latina (Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e Venezuela).

A trilha sonora de High School Musical 2 rendeu duas vezes o disco de platina na Argentina, Brasil e América Central, e é disco de platina no Chile, na Colômbia, no México e na Venezuela, superando a marca de 500 mil cópias em todos esses países.

Nos meses de novembro e dezembro de 2007, foi lançado o DVD do filme High School Musical 2 na América Latina, e até a presente data já foram vendidas aproximadamente 650 mil cópias na região.

A estréia de High School Musical 2 na TV aberta se deu em dezembro de 2007 nos canais Canal Trece (Argentina), TV Globo (Brasil), Canal 13 (Chile), RCN (Colômbia) e Azteca 13 (México).

As conquistas do mercado internacional incluem:
# A trilha sonora de High school Musical 2 ganhou o prêmio Melhor Álbum de Banda Sonora no American Music Awards® 2007.

# A trilha sonora de High School Musical 2 é triplo disco de platina nos Estados Unidos e Irlanda; duplo disco de platina no Canadá, Dinamarca, Itália, Reino Unido, Nova Zelândia, África do Sul, Argentina, Brasil e América Central; disco de platina na Áustria, Alemanha, Hungria, Noruega, Polônia, Portugal, Espanha, Chile, Colômbia, México, Venezuela, Austrália, Filipinas, Singapura e Taiwan; disco de ouro na Arábia, Malásia, Hong Kong, Indonésia, Índia, Turquia, Suécia, Suíça e França.

# A trilha sonora de High School Musical 2 obteve o 1º lugar no ranking Billboard Top 200 chart e se manteve no Top 10 por 11 semanas consecutivas

# High School Musical 2: La Novela conquistou o 2º Lugar no ranking do New York Times Best Seller’s List

Agora é a vez de conferir “High School Musical 3: Ano da Formatura” nos cinemas…


Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.