A exatos 14 anos, no dia 28 de abril de 1997, o canal aberto SBT em parceria com Walt Disney Company estreou o programa Disney Club, primeiro programa da parceria entre as duas empresas. De segunda a sexta-feira, das 18h às 19h, a emissora de Sílvio Santos apostou na programação infantil no seu horário nobre para bater de frente com as novelas e telejornais que sempre eram exibidos no horário.

Estrelado por Diego Ramiro (Juca / Caju), Leonardo Monteiro (Guelé / Chiclé), Caíque Benigno (Macarrão / Macaco) e Jussara Marques (Malu / Maluca), a primeira versão do programa mostrava um grupo de jovens que fundaram juntos uma TV pirata que todas as tardes invadia a transmissão da programação do SBT para exibirem desenhos para os ultra-jovens, pois para os fundadores do CRUJ, ninguém era criança, todos eram ultra-jovens e mereciam respeito. Para os que não lembram-se, o nome CRUJ vem de Comitê Revolucionário Ultra-Jovem.

Sucesso de público, o proghttp://www.planetadisney.com.br/wp-admin/post.php?post=15567&action=editrama Disney Club se destaca até hoje pelo simples fato de respeitar os ultra-jovens que curtiam a programação, além de exibir uma leva dos melhores desenhos já produzidos pela Disney, como “101 Dálmatas”, “Aladdin”, “Ana Pimentinha”, “A Turma do Pateta”, “Bonkers”, “Buzz Lightyear do Comando Estelar”, “Carmen Sandiego”, “Doug”, “Hércules”, “Hora do Recreio”, “Marsupilami”, “Mickey e Seus Amigos”, “O Garoto Bugiganga”, “OK Mundongo da Disney”, “Os Pesadelos de Ned”, “Os Super Patos”, “Tico & Teco e os Defensores da Lei”, “Timão e Pumba”, “TV Quack Pack”, “Sardinha e Filé”, entre outros.

Foram seis anos de muito sucesso e reivindicações. O programa chegou ao fim em outubro de 2003, sem um final merecido.

Um programa diferente como o mundo nunca viu!” era assim que o narrador descrevia o CRUJ nas chamas de estreia do programa e com certeza ainda podemos dizer isso, pois 14 anos se passaram e a televisão brasileira aberta e paga nunca viu um programa tão bem feito e que respeitava a criança como o CRUJ.

Ai fica a minha dúvida? Será que a Disney não sabe mais fazer programas? Assistindo a sua programação, eu sinto que não. Pelo menos, sites como o youtube apresentam trechos do programa para nós fãs, matarmos as saudades de um programa que trata a criança como ela merece.

Abaixo vocês conferem um trecho dos apresentadores do programa cantando a clássica canção, “Rap do Repórter“.

Espero que vocês tenham gostado do primeiro especial CRI CRI TINCANDO, que volta ao Planeta Disney e trará mais críticas. Queremos também saber a sua opinião, pois os melhores comentários ganharão destaque no site. Se você gosta do Cruj, confira abaixo duas matérias especiais já publicadas no site.

# Especial: Cheiro de novos sucessos nacionais da Disney?

# Dia das Crianças com Disney CRUJ

Cruj Cruj Tchau!

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.