Boas noticias para os fãs dos clássicos da Walt Disney Pictures. De acordo com o site Home Theater Forum, o estúdio estaria empenhado em preservar seu acervo de filmes e está investindo na restauração de vários filmes a partir de seus negativos originais, em resolução 4K.

Um dos filmes que pode estar em fase de restauração é o clássico “A Canção do Sul” (Song of the South), lançado originalmente em 1946 e vencedor de 2 Oscars (Melhor Canção Original para “Zip-A-Dee-Doo-Dah” e Melhor Trilha Sonora).

Dirigido por Harve Foster e Wilfred Jackson, “A Canção do Sul” mistura personagens reais e animação tradicional e conta a história de um garoto que mora com os avós, depois que os pais se separaram. Ele só encontrará a alegria nas histórias contadas por velho empregado da fazenda, plenas do rico folclore do Sul dos EUA. Vale destacar, que o filme nunca fora lançado em Disney DVD, já que acusam de trazer mensagens racistas.

O site ainda afirmou que outros filmes antigos do estúdio devem receber o mesmo tratamento, remasterizados e “limpos” digitalmente visando um futuro lançamento, como “Operação Cupido“, “20.000 Léguas Submarinas“, “Meu Melhor Companheiro“, “O Fantástico Super-Homem“, “Pollyanna“, “A Lenda dos Anões Mágicos” e “Mary Poppins“, os dois últimos podem ganhar futuramente novas edições em DVD e Blu-ray, pela proximidade do 50º aniversário de seu lançamento original.

Infelizmente, a restauração não será feita no mesmo estilo que os clássicos “Branca de Neve e os Sete Anões” e “Bambi“, receberam, pois o objetivo é fazer uma cópia do negativo original, ou seja, sem nenhum retoque e só depois desta etapa, os filmes serão remasterizados digitalmente.

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.