A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou os filmes finalistas nas categorias de melhor Efeitos Visuais e Maquiagem na 81º Edição do Academy Awards, o Oscar 2009. A grande surpresa em ambas as categorias é a ausência de “As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian“, último filme da franquia, distribuido pela Disney.

Os sete filmes que permanecem na disputa ao Oscar de Efeitos Visuais são: “O Curioso Caso de Benjamin Button”, “Homem de Ferro”, “Batman: O Cavaleiro das Trevas”, “Hellboy 2: O Exército Dourado”, “A Múmia: Tumba do Imperador Dragão”, “Austrália” e “Viagem ao Centro da Terra”.

O comitê do Departamento Executivo de Efeitos Visuais escolheu os sete filmes acima e oito acabaram sendo eliminados da disputa, entre eles estavam “As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian”, “O Dia em que a Terra Parou”, “Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal”, “O Incrível Hulk”, “Hancock”, “Quantum of Solace”, “As Crônicas de Spiderwick” e “Cloverfield – Monstro”.

Outra categoria que também teve seus pré-indicados revelados foi de Maquiagem, que teve os seguinte títulos disputando pelas três indicações: “O Curioso Caso de Benjamin Button”, “Batman: O Cavaleiro das Trevas”, “The Reader”, “Sinedóque, Nova York”, “Trovão Tropical”, “Hellboy 2: O Exército Dourado” e “The Wrestler”.

Todos os membros do Branch de Maquiagem e de Efeitos Visuais irão assistir a trechos de 15 minutos de cada um dos sete filmes, no dia 15, para indicar os três indicados da 81ª Edição do Oscar, que serão divulgados dia 22, direto do Teatro Samuel Goldwyn e a cerimônia de premiação, ocorre dia 22/02, direto do teatro Kodal em Hollywood e será televisionado para mais de 200 países.

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.