Como amanhã chega as lojas o DVD e o Blu-ray nacional do divertido “HOP: Rebeldes Sem Páscoa“, da Universal Pictures, o Planeta Disney apresenta uma entrevista com o ator James Marsden, que vive o protagonista, o atrapalhado Fred. Para quem não se lembra, o ator James deu vida a um príncipe Disney, o príncipe Edward, da comédia-romântica “Encantada” (Enchanted).

“HOP: Rebelde Sem Páscoa” é muito divertido, mas pelo que eu ouvi, mesmo com todos os efeitos visuais e o humor físico, esse foi o papel mais difícil e exigente da sua carreira como ator.
Difícil de um jeito diferente. Tecnicamente foi o mais difícil.

Os personagens animados foram incorporados no filme depois das filmagens, então você não tinha com o que trabalhar nas cenas.
Precisei de muita imaginação e disciplina – tudo ao mesmo tempo. Eu tive que criar quatro seções no meu cérebro. Uma servia para lembrar as falas. Outra, para lembrar onde o coelho vai. Outra, para ter certeza que eu estava atuando bem e normalmente. A outra envolvia todos os elementos técnicos que eu tinha que lembrar.

Eu estou ficando exausto só de tentar processar tudo isso.
É mais ou menos como atuar e fazer malabarismo em um monociclo ao mesmo tempo. Foi um processo exaustivo. Antes de começarmos, eu falei para Chris Meledandri (produtor) que eu sentia que trabalharia mais que nunca nesse filme. A responsabilidade como ator parece bem maior do que em outros papéis.  Para mim, o nível era normalmente este [aponta para o topo da cabeça] porque você só precisa se preocupar em ser um bom ator. Com HOP – REBELDE SEM PÁSCOA, o nível era aqui [aponta para cima de sua cabeça] porque você tem que ser um bom ator e também prestar atenção em muitos outros elementos técnicos.

É interessante que essa não é a sua primeira experiência como ator em filmes cheios de efeitos visuais. Você participou dos três “X-Men”, de “Superman: O Retorno”, “Encantada” e outros.
Uma coisa é reagir a uma tela verde onde vai haver uma paisagem, uma explosão ou uma nave espacial. É diferente desenvolver a química com um personagem que você não pode ver.

Então como você sabia onde Junior (coelhinho) estaria na cena?
Às vezes, quando eu tinha de segurar Junior (coelhinho) na cena, eles me davam uma almofada preta. Mas, na maior parte das vezes, era algum fio com fita adesiva verde na ponta, que marcava onde os olhos do Junior estariam.

A sua colega de cena em “HOP: Rebelde Sem Páscoa”, Kaley Cuoco, disse que você ficou feliz quando ela chegou no set para atuar com você, porque você estava ansioso para contracenar com uma pessoa.
É verdade. É, em qualquer cena com Kaley ou Gary Cole, Elizabeth Perkins, Chelsea Handler ou outro do elenco humano eu pensava ‘Oh, outros humanos!’ (risos).

O que seus filhos acham de o pai delas estrelar um filme com o Coelhinho da Páscoa?
Eles estão animados. Eles não viram o filme ainda, mas viram as propagandas na TV e em outdoors. Eles acham melhor me ver acompanhado do Coelhinho da Páscoa do que em X-MEN, atirando lasers dos olhos.

Eu estou imaginando que quando seus filhos assistirem a “HOP: Rebelde Sem Páscoa” eles vão descobrir que o pai deles é amigão do Coelhinho da Páscoa, então vão esperar muitos ovos de chocolate na próxima Páscoa.
Eles vão ver que o pai deles na verdade já foi para a Ilha da Páscoa.

Seus filhos são os críticos mais severos dos seus filmes?
Se eles vão me dizer com sinceridade se não gostarem do filme? Com certeza. Eu amo isso. Eles vão falar na hora.

Como é a Páscoa na casa da família Marsden todo ano?
Meus filhos sempre recebem uma visita do Coelhinho da Páscoa. Temos um ritual que começa na noite antes da Páscoa, quando nos juntamos para pintar ovos. Na manhã seguinte, o Coelhinho deixa algumas cestas cheias de ovos de chocolate. Então nós levamos os ovos que ele nos deu, e os que nós pintamos, e escondemos todos no quintal para uma caçada aos ovos.

Todo ano nós vemos um novo filme sobre o Natal, mas é raro ver um filme sobre a Páscoa.
Sim. É interessante, não é? O Coelhinho da Páscoa até agora dependia da imaginação. Ele poderia ter dois metros e meio de altura, ter pêlo branco ou marrom. Com HOP, nós definimos qual é a aparência dele.

O engraçadíssimo Russel Brand dubla o personagem Junior. Quando vocês estavam filmando, Russell não estava no set, então vocês não chegaram a se encontrar durante a produção?
Eu participei de algumas de suas sessões de dublagem, então eu sabia o que ele estava fazendo com o personagem, e eu guardei tudo na minha mente para eu reagir de acordo no set. Eu até perguntei se podiam contratar algum imitador de Russell Brand para dizer as falas na hora de filmar, e eles conseguiram um ótimo ator britânico para ler as falas comigo. Ele foi uma grande ajuda.

Quando você encontrou Russell nas sessões de dublagem, você fez improvisações com ele?
Sim, nós fizemos um pouco de improvisação.

Quando Jeff Bridges estava fazendo a continuação de “Tron: Uma Odisséia Eletrônica” ele disse que bastava voltar para o tempo em que era criança e usar sua imaginação nas cenas com tela verde. Você teve uma sensação parecida enquanto filmava HOP?
Eu entendo o que ele disse – usar a imaginação. Mas eu senti que nunca tive liberdade para imaginar tudo que eu quisesse. Havia limites e parâmetros; por exemplo, o Coelho está ali, agora ele está lá. Foi mais importante ter em mente coisas como o jeito de Russell dizer a fala, ou o que Junior vai fazer. Eu também tive que tratá-lo como gente. Para a história funcionar, eu não podia tratá-lo como um coelho, e sim como um ser humano.

Valeu a pena.
Sim, eu quis que fosse o melhor filme para a família possível. Eu queria que as relações entre os personagens funcionassem.

Entrevista cedida gentilmente pela Universal Pictures e traduzida pelo jornalista Pedro Costa De Biasi

HOP: REBELDE SEM PÁSCOA
Seu destinado era assumir os negócios da família, mas tudo o que ele queria era fazer rock! Quando o adolescente E.B. (voz de Russell Brand) vai para Hollywood em busca do sonho de se tornar uma estrela do rock, ele conhece Fred (James Marsden), um desocupado com planos mirabolantes. Enquanto E.B. luta entre o sonho de ser um baterista famoso e seu destino, ele e Fred são levados a um confronto épico para salvar o pai de E.B. e a Fábrica de Doces.

Informações do DVD
Vídeo: Enhanced Anamórfico (1.85:1)
Áudio: Dolby Digital 5.1
Idioma: Inglês, Português, Espanhol
Legenda: Inglês, Português, Espanhol
Região: 4
Gênero: Infantil
Lançamento: 24/08

Informações do Blu-ray
Vídeo: Widescreen Anamórfico
Áudio: DTS HD Master Audio 5.1 (Inglês) e DTS Surround 5.1 (Português, Espanhol)
Legenda: Inglês, Português, Espanhol
Região: 4
Gênero: Infantil
Lançamento: 24/08

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.