Na manhã desta terça-feira, dia 08 de fevereiro, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou os indicados ao Oscar 2022. Uma das grandes surpresas foi da animação dinamarquesa Fuga (Flee), que entrou para a história por receber três indicações: melhor filme de animação, melhor filme internacional e melhor documentário.

Confira o trailer com legenda de português de Portugal abaixo:

O documentário feito em animação conta a história de Amin Nawabi (pseudônimo), um intelectual altamente graduado de 36 anos, que luta com um segredo doloroso que manteve escondido por vinte anos e que ameaça desestabilizar a vida que construiu para si e para o futuro marido.

Recontada pelo diretor Jonas Poher Rasmussen (“Noget om Halfdan“, “Searching for Bill” e “Det han gjorde“), seu amigo próximo, a história extraordinária da viagem feita por Amin na infância, como refugiado afegão, vem à luz pela primeira vez. História de autodescoberta, a animação mostra que só quem confronta o passado pode criar um futuro, e só quem para de fugir de si mesmo descobre o verdadeiro significado de ter um lar.

Depois de conquistar a crítica em sua estreia no Festival de Sundance, no ano passado, onde recebeu o Grande Prêmio do Júri. Durante o ano, o longa continuou a se destacar nas premiações recebendo o Grande Prêmio Crystal do festival de Annecy, considerado o Oscar da animação, e vencendo nas categorias de melhor animação e melhor documentário no Prêmios do Cinema Europeu.

Na categoria de melhor animação no Oscar, o filme dinamarquês vai concorrer com a produção lançada pela Netflix, A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas (da Sony Animation) e com três produções dos estúdios Disney, Encanto (da Disney Animation), Raya e o Último Dragão (da Disney Animation) e Luca (da Pixar Animation). Na categoria de melhor documentário o filme concorre com Acension, Attica, Writing with Fire e o favorito Summer of Soul (…ou Quando A Revolução Não Pôde Ser Televisionada).

Entre os indicados a melhor filme estrangeiro, o animado concorre com Drive My Car (Japão), A Felicidade das Pequenas Coisas (Butão), A mão de Deus (Itália) e A Pior Pessoa do Mundo (Noruega).

Estou bem curioso para assistir mas

Ainda não tive a oportunidade de assistir Fuga (Flee), mas estou bem curioso, depois de ler muitos elogios por ai. A produção foi o filme de abertura do festival É Tudo Verdade 2021 e ele ainda não tem previsão de lançamento nos cinemas e nem em digital.

____

Nos vemos a qualquer momento com mais novidades…

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.