Surpreendendo a todos, o longa-metragem nacional Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, do diretor estreante Daniel Ribeiro (dos curtas Café com Leite e Eu Não Quero Voltar Sozinho), levou o prêmio da Firepresci (Federação da Crítica Internacional), na seção Panorama do Festival de Berlim, na última sexta-feira, dia 14 de fevereiro.

Competindo contra 50 produções, o filme nacional levou o prêmio e surpreendeu até mesmo o diretor que foi para o festival sem expectativa de sair premiado. “A gente está muito feliz, acabamos de sair da cerimônia, não imaginávamos essa possibilidade. Foi surpresa muito boa ser escolhido entre 50 filmes“, afirmou ao repórter do site UOL.

Na noite de sábado, quando foram divulgado os principais premiados, Daniel acabou levando um novo prêmio, ficando em segundo lugar na escolha do público do Festival de Berlim 2014, perdendo apenas para o etíope Difret, que saiu vitorioso.

Durante o Festival de Berlim deste ano, o filme faz parte da Mostra Panorama, a mais importante mostra paralela do Festival. Essa foi a primeira exibição aberta ao público do filme Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, muito antes do seu lançamento nos cinemas, previsto para 28 de março de 2014.

Na trama, Leonardo é um adolescente cego que, como qualquer adolescente, está em busca de seu lugar. Desejando ser mais independente, precisa lidar com suas limitações e a superproteção de sua mãe. Para decepção de sua inseparável melhor amiga, Giovana, ele planeja libertar-se de seu cotidiano fazendo uma viagem de intercâmbio. Porém a chegada de Gabriel, um novo aluno na escola, desperta sentimentos até então desconhecidos em Leonardo, fazendo-o redescobrir sua maneira de ver o mundo.

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho traz em seu elenco nomes como os de Ghilherme Lobo, Fabio Audi, Tess Coelho, Isabela Guasco, Júlio Machado, Selma Egrei, Naruna Costa, Eucir de Souza, Lucia Romano, Pedro Carvalho e Victor Filgueiras.

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.