Depois de comprar a Pixar Animation Studios (2006), os Muppets e a Marvel Studios (2009), a Walt Disney Company surpreendeu a todos mais uma vez hoje, quando anunciou em um comunicado oficial a compra da Lucas Film, produtora do cineasta George Lucas. De acordo com o estúdio, a compra foi fechada em 4,05 bilhões de dólares e inclui o compromisso de lançar um novo filme da franquia Star Wars, além de explorar os personagens nas diferentes plataformas do estúdio do Mickey, como vem acontecendo com os heróis da Marvel.

Segundo reportagem do jornal The Washington Post, o cineasta declarou que “está na hora de eu entregar a saga Star Wars à nova geração de cineastas“. Além disso, o cineasta afirmou atuar como consultor criativo de Star Wars 7, que tem lançamento previsto para 2015.

Sempre acreditei que ‘Star Wars’ poderia viver sem mim, e eu acho importante fazer essa transição enquanto estou vivo. Estou confiante que sob liderança de Kathleen Kennedy, a Lucasfilms terá uma nova casa na Disney. ‘Star Wars’ certamente viverá e prosperará por muito mais gerações. A experiência e alcance da Disney dará a Lucasfilms a oportunidade de vislumbrar novos caminhos na televisão, mídia interativa, parques temáticos, entretenimento ao vivo e produtos para o consumidor“, explicou o cineasta.

De acordo com o vídeo acima, Lucas explica o futuro da franquia, diz que já pensava em se aposentar nos próximos anos e que Kathleen é a pessoa certa para assumir seu lugar e que a Disney é o lugar perfeito para isso acontecer: “Quando eu fiz o primeiro Star Wars, todo mundo em Hollywood dizia que era um filme que a Disney deveria ter feito“, comenta o diretor.

Kathleen Kennedy revelou em depoimento no vídeo que está “começando agora a parte mais divertida do processo, que é encontrar com roteiristas para desenvolver as histórias” dos próximos filmes da saga, que a Disney deverá produzir nos próximos anos. “Eu queria ter certeza de que o comando a partir de agora seria meu, e é importante que ele [Lucas] permaneça pelo menos como meu anjo da guarda sentado no meu ombro“, comentou a executiva.

De acordo com o chefe executivo da Walt Disney Company, Robert A. Iger, a “Lucasfilms reflete a paixão, visão e roteiro extraordinário de seu fundador, George Lucas. Essa transação combina um portfólio clássico de conteúdo que inclui ‘Star Wars’, uma das maiores famílias e franquias de entretenimento de todos os tempos, com a criatividade única da Disney em diferentes plataformas, negócios e mercados, para gerar um crescimento sustentável e conduzir a um valor significativo a longo prazo“, declarou.

Além de novos filmes, todo o conteúdo de Star Wars será integrado a rede de parques temáticos da Disney, na cidade de Orlando, na Flórida, além de Anaheim, Paris e Tóquio. O Hollywood Studios, já apresenta uma atração relacionada aos filmes, o simulador Star Tours. Além da franquia de Star Wars, a Disney também adquire as tecnologias de filmagem e exibição criadas pela empresa. Uma boa noticia é que nenhum dos funcionários, atualmente localizados em San Francisco, na Califórnia, assim como a presidente e produtora executiva Kathleen Kennedy, serão demitidos, como anunciou o estúdio.

Sempre acreditei que ‘Star Wars’ poderia viver sem mim, e eu acho importante fazer essa transição enquanto estou vivo. Estou confiante que sob liderança de Kathleen Kennedy, a Lucasfilms terá uma nova casa na Disney. ‘Star Wars’ certamente viverá e prosperará por muito mais gerações. A experiência e alcance da Disney dará a Lucasfilms a oportunidade de vislumbrar novos caminhos na televisão, mídia interativa, parques temáticos, entretenimento ao vivo e produtos para o consumidor“, finalizou Lucas.

O release oficial afirma que a Industrial Light & Magic, o Skywalker Sound e a franquia Indiana Jones também entraram no pacote comprado pela Disney. Abaixo você confere mais um vídeo oficial com os depoimentos de Lucas e de Bob Iger, CEO da Disney.

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.