Um dia depois de sua primeira première mundial de O Bom Gigante Amigo (The BFG), novo filme de fantasia dirigido pelo famoso cineasta Steven Spielberg (franquia Indiana Jones e Cavalo de Guerra), que aconteceu no último sábado, dia 14 de maio, no 69° Festival de Cannes, fora da competição pela Palma de Ouro, considerado o prêmio mais alto do Festival, a Disney Pictures divulgou o segundo trailer oficial do filme de aventura e seu novo cartaz apresentando pela primeira vez o gigante titulo da história.

Confira o trailer original e sem legendas abaixo e veja no final da noticia o novo cartaz e algumas novas fotos da produção:

Esta é a primeira vez que o cineasta e o estúdio lançam uma produção juntos e as primeiras criticas vindas dos jornalistas e cinéfilos presentes em Cannes são bem otimistas. A Variety falou que o filme seria o E.T.: O Extraterrestre da nova geração, o Total Film falou que o filme tem bastante “emoção, imaginação e humor” e para o Hollywood Reporter, o filme é sobre “sonhos e a habilidade de fazê-los se tornarem verdade”. No Brasil, o site AdoroCinema não gostou do filme, achando ele “muito ruim“, “artificial” e “o pior filme do Spielberg“, sendo apenas visualmente muito bonito.

Durante a coletiva que aconteceu ontem depois da primeira exibição para os jornalistas, o Spielberg foi muito aplaudido pelos jornalistas mundiais, mais até que os queridinhos George Clooney e Julia Roberts, que estavam no festival para divulgar seu novo filme Jogo do Dinheiro (Money Monster), que estreou neste final de semana nos EUA e chega ao Brasil dia 26 de maio de 2016.

De acordo com matéria publicada no site UOL, que está cobrindo o festival, este é o primeiro filme do cineasta voltado completamente ao público infantil e família, pois seus últimos trabalhos foram filmes mais adultos como a cinebiografia do presidente Lincoln e o filme indicado ao Oscar deste ano, Ponte dos Espiões. Quando perguntaram ao diretor se ele procura um novo projeto pelo perfil ou público-alvo, ele respondeu: “Estou só procurando uma boa história. E às vezes ela está na nossa cara. Li o livro para os meus filhos quando eram pequenos, é como se eu fosse um pouco esse gigante“, contou.

O AdoroCinema informou que durante a coletiva, Spielberg foi questionado sobre o fato de ser americano e ter nas mãos a responsabilidade de dirigir um elenco inteiramente britânico e contar uma história tradicional do país. “Já fiz e produzi tantos filmes na Inglaterra que acredito que a conheça. Considero que seja meu país de adoção, inclusive meu próximo filme será rodado lá“. Outra pergunta que o diretor respondeu foi sobre as modificações feitas para o filme: “Existem algumas diferenças entre o livro e o filme, muito pelo formato em que as histórias são contadas. Há um novo plot, que desenvolvemos com participação da equipe que cuida do legado de [Roald] Dahl. Eles tiveram acesso a cada tratamento de roteiro que fizemos“.

Outra resposta que gerou muita repercussão na internet do diretor foi quando lhe perguntaram qual era o seu filme de super-herói favorito: “Gosto muito do Superman, de Richard Donner, do Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan, e do primeiro Homem de Ferro, mas filme de super-heroi que mais me impressionou é um que não se leva muito a sério: Guardiões da Galaxia. Quando a projeção dele acabou, eu sai com a sensação de ter visto algo novo no cinema, sem qualquer cinismo nem medo de ser dark, quando necessário“, afirmou ele.

Veja abaixo o novo cartaz internacional do filme de aventura que será lançado pela Disney:

 Obomgiganteamigo_poster

Reunindo três dos maiores contadores de histórias do mundo (Roald Dahl, Walt Disney e Steven Spielberg), O Bom Gigante Amigo (The BFG) conta a história cheia de imaginação de como um Gigante apresenta à pequena Sofia as maravilhas e os perigos da Terra dos Gigantes. “Acho que foi genial da parte do Roald Dahl conseguir dotar as crianças de poder, tendo realmente muita coragem de propor essa combinação de luz e trevas – que acaba sendo a marca registrada da Disney em várias outras obras, como Dumbo, Fantasia, Branca de Neve e Cinderela –, que é, ao mesmo tempo, assustador e redentor, sem deixar de ter uma lição que fica e perdura para todos. É espetacular o que ele fez. Foi uma das coisas que me levou a querer dirigir essa história do Dahl“, conta Spielberg.

O BGA (Mark Rylance), embora gigante, é um Bom Gigante Amigo bem diferente dos outros habitantes da Terra dos Gigantes.  Apesar de ter mais de 7 metros de altura, orelhas enormes e um olfato aguçado, ele é um cativante e acanhado bobalhão. Já os outros gigantes, como o Agarramigo (Bill Hader) e o Comecarnecrua (Jemaine Clement), são duas vezes maiores, pelo menos, duas vezes mais assustadores e são conhecidos por comer seres humanos, enquanto o BGA prefere nabobrinhas e Frobscottle. Após chegar à Terra dos Gigantes, Sofia, uma esperta garotinha londrina de 10 anos, primeiro fica com medo do misterioso gigante que a trouxe para a sua caverna, mas logo percebe que o BGA é, na verdade, muito gentil e encantador. Como Sofia nunca tinha visto um gigante antes, faz milhões de perguntas. O BGA lhe mostra Terra dos Sonhos, onde ele colhe sonhos para mandar para as criancinhas, e lhe conta toda a magia e o mistério dos sonhos.

Como ambos eram sozinhos no mundo, logo se tornam grandes amigos. Só que a presença de Sofia na Terra dos Gigantes chama a atenção indesejada dos outros gigantes, que são cada vez mais um incômodo. Spielberg diz que “é uma história que fala de amizade, que fala de lealdade e de proteger os amigos, mostrando que mesmo uma garotinha pode ajudar um gigantão a resolver seus maiores problemas”. Sofia e o BGA logo partem para Londres para encontrar a Rainha Vitória (Penelope Wilton) e preveni-la da precária situação do gigante. Mas é preciso primeiro convencer a rainha e sua criada, Mary (Rebecca Hall), de que gigantes de fato existem. Juntos bolam um plano para se livrar dos gigantes de uma vez por todas.

Steven Spielberg volta a trabalhar junto com a roteirista Melissa Mathison (E.T. – O Extraterrestre), que faz a adaptação do famoso livro de Roald Dahl. O elenco traz nomes como os de estrelando Mark Rylance (Ponte dos Espiões), Ruby Barnhill, Penelope Wilton (Downton Abbey), Jemaine Clement (The Flight of the Conchords), Rebecca Hall (Homem de Ferro 3), Rafe Spall (A Grande Aposta) e Bill Hader (Descompensada). A produção é de Steven Spielberg, Frank Marshall e Sam Mercer, enquanto Kathleen Kennedy, John Madden, Kristie Macosko Krieger, Michael Siegel, Frank Smith e Naia Cucukov trabalham como produtores executivos.

O livro BGA (Bom Gigante Amigo) foi publicado pela primeira vez em 1982 e encanta leitores de todas as idades desde então. Ele foi a única obra de Roald Dahl que não foi ainda adaptado para o cinema, já que seus outros trabalhos como: A Fantástica Fábrica de Chocolate, James e o Pêssego Gigante e Matilda, estão atualmente disponíveis em 58 idiomas e já venderam mais de 200 milhões de exemplares em todo o mundo e fizeram muito sucesso nos cinemas.

A estreia de O Bom Gigante Amigo (The BFG) acontece nos EUA no dia 1º de julho de 2016, ano que marca o 100º aniversário do nascimento do autor Roald Dahl. No Brasil, a estreia foi antecipada para o dia 28 de julho de 2016.

THE BFG THE BFG THE BFG THE BFG THE BFG null null

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.