Sucesso nos cinemas de todo mundo, o Planeta Disney destaca hoje uma lista de curiosidades sobre a mais nova produção da Marvel Studios, “Os Vingadores: The Avengers” (The Avengers), que está em cartaz nos cinemas e chega em DVD e Blu-ray em agosto de 2012.

# “Os Vingadores: The Avengers” (The Avengers) da Marvel é baseado na história em quadrinhos criada por Stan Lee e Jack Kirby. A primeira história em quadrinhos dos Vingadores foi publicada em setembro de 1963 e o enredo incluía o Homem de Ferro, Thor, Hulk, Homem-Formiga e Vespa. O Capitão América uniu-se à equipe na edição nº 4, depois de ser ressuscitado após ficar preso em um bloco de gelo. Este filme reúne o Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), Capitão América (Chris Evans), Hulk (Mark Ruffalo), Thor (Chris Hemsworth), a Viúva Negra (Scarlett Johansson) e o Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) quando eles são convocados pelo diretor da S.H.I.E.L.D., Nick Fury (Samuel L. Jackson).

# A produção de “Os Vingadores: The Avengers” (The Avengers) da Marvel começou em 25 de abril de 2011, em Albuquerque, no Novo México, onde a produção filmou no Estúdio Albuquerque e em várias locações dentro e fora da cidade até quinta-feira, 28 de julho. Outras locações incluíram Wilmington, em Ohio; Worthington, na Pensilvânia; Cleveland, em Ohio e a cidade de Nova York. As filmagens duraram um total de 93 dias na primeira unidade e 47 dias na segunda unidade.

# O gigantesco e impressionante cenário da Helicarrier Bridge foi construído em um estúdio de som em Albuquerque. Esta icônica base da organização pacificadora S.H.I.E.L.D., cujo diretor é Nick Fury (Samuel L. Jackson), lembra um porta-aviões, mas não é um transportador nada comum—ele, na verdade, pode voar. Os cineastas quiseram incluir esse elemento-chave da história de Os Vingadores e dar aos fãs uma emoção real quando ele decolasse. Para fazer o exterior do Helicarrier, os cineastas filmaram em uma pista do Albuquerque International Sunport.

# Outro veículo clássico da Marvel, o Quinjet, também é visto no filme. O Quinjet é essencialmente o jato que os Vingadores utilizam para entrar e sair do Helicarrier e para ir para as batalhas. O desenho do Quinjet se encaixa no do Helicarrier—a mesma tecnologia que permite que o Helicarrier funcione foi incluída no Quinjet. Mas ao mesmo tempo a silhueta do Quinjet, o cockpit, os motores na parte traseira e a artilharia fazem com que pareça que ele possa de fato existir hoje em dia.

# Na primeira edição da revista em quadrinhos dos Vingadores, quase 50 anos atrás, era Loki, o irmão de Thor, quem causava o problema que fez com que todos os Vingadores se reunissem pela primeira vez para derrotá-lo. Na realização do filme, a Marvel permaneceu fiel a esse enredo. Loki, interpretado por Tom Hiddleston, é um vilão muito mais poderoso na Terra do que em seu próprio mundo de Asgard e causa danos em Os Vingadores – The Avengers da Marvel.

# Chris Hemsworth (Thor) achou que estar na locação era como um acampamento de verão, em que ninguém se conhece, mas todos ficam juntos e passam ótimos momentos. Mas Hemsworth conhecia Tom Hiddleston (Loki) de Thor e desenvolveu uma grande amizade com ele naquele filme que levou para “Os Vingadores: The Avengers” (The Avengers) da Marvel.

# Para interpretar o arqueiro especialista Gavião Arqueiro, Jeremy Renner recebeu treinamento de arqueiros olímpicos sobre como usar o arco adequadamente. Ele aprendeu os aspectos básicos do arco e flecha bem como as posições adequadas, mas uma das tarefas mais difíceis que Renner teve que fazer foi manejar uniformemente o arco, uma tarefa bem difícil quando precisa ser desempenhada rapidamente.

# Scarlett Johansson ficou mais do que feliz de reprisar seu papel da Viúva Negra em “Os Vingadores: The Avengers” (The Avengers) da Marvel. A talentosa atriz se diz uma grande fã da personagem e está contente pelos fãs terem gostado dela como a Viúva Negra, um papel que ela criou em Homem de Ferro 2. Em “Os Vingadores: The Avengers” (The Avengers) da Marvel, durante as cenas com outro membro altamente hábil da S.H.I.E.L.D., o Gavião Arqueiro (Jeremy Renner), o público saberá um pouco de sua história pregressa e de seu longo relacionamento de trabalho.

# Quando o elenco e a equipe de “Os Vingadores: The Avengers” (The Avengers) da Marvel seguiram de Albuquerque para Wilmington, em Ohio, eles não precisaram ir muito longe para chegar a nova locação de filmagem. O voo charter da produção pousou bem ao lado do cenário do filme em Clinton County Airpark, um enorme complexo de instalações portuárias de última geração com uma pista de quase 3 quilômetros e área de 93 mil metros quadrados que se passaria por partes do interior do icônico Helicarrier.

# O famoso grito de guerra da revista de quadrinhos “Avante, Vingadores!” é um chamado para que os membros da equipe se unam e enfrentem “os inimigos que um único super-herói não é capaz de enfrentar sozinho”. Durante a produção, Chris Evans (Capitão América) pegou emprestado o famoso comando para reunir os colegas de elenco quando enviava mensagens de texto convidando-os para sair à noite em Albuquerque após uma longa e árdua semana de trabalho na produção.

# Filmar no Central Park nunca é fácil, você pode imaginar o que é colocar todo o elenco do filme na Bethesda Fountain no fim de semana do Dia do Trabalho? O elenco, a equipe e os cineastas tiveram que descobrir enquanto milhares de espectadores se reuniram para ver algo que chamou a atenção até do mais rígido nova-iorquino – o elenco completo de “Os Vingadores: The Avengers” (The Avengers) da Marvel vestidos a caráter, incluindo Thor (Chris Hemsworth) e Loki (Tom Hiddleston) com seus trajes argadianos. Para os atores do filme seria a primeira vez que eles estariam todos juntos no set em mais de um mês e também a última vez que filmariam juntos. Para o diretor Joss Whedon o desafio foi manter o elenco focado. “Foi uma mistura de circo com uma reunião de turma de escola”, diz o diretor rindo. “Os paparazzi e fãs estavam por toda a parte e os atores ficaram muito felizes de se verem, falarem e poderem colocar as novidades em dia porque eles gostaram muito de estar juntos.”

# A segunda unidade filmou uma sequência de perseguição em Worthington, na Pensilvânia, em Creekside Mushroom LTD, a antiga fábrica da marca World Famous Moonlight® Mushrooms. Creekside foi a maior instalação de cultivo de cogumelos do mundo e a única fazenda subterrânea de cogumelos nos Estados Unidos. Para a produção, filmar na instalação significou ter acesso a mais de 240 quilômetros de túneis a 90 metros abaixo do solo. Sem energia, a preparação dos túneis para as sequências de perseguição que envolviam Loki (Tom Hiddleston), o Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) e a agente Maria Hill (Cobie Smulders) levou meses – mas valeu a pena pelos resultados espetaculares.

# Com tantas sequências de lutas no filme, muitos atores, incluindo Chris Hemsworth, Tom Hiddleston, Scarlett Johansson e Jeremy Renner, participaram de longos treinamentos de lutas com equipes especializadas. Integrantes do elenco treinaram com o coreógrafo de luta Jonathan Eusebio. Rebatizando o ginásio como “Stunt Dojo”, Eusebio e sua equipe treinaram o elenco em diferentes estilos de luta, tais como técnicas de luta medieval, wushu, kung fu e kali.

# Por três semanas, a produção fechou a East 9th Street no centro de Cleveland para preparar e filmar uma das maiores sequências de ação. Foi o assunto da cidade e atraiu milhares de curiosos, que assistiram a rua se transformar de prédios vazios em uma completa rua de Nova York movimentada, com estação de metrô e fachadas de lojas populares. O desenho de produção foi tão convincente que circularam boatos sobre a inauguração de novas lojas na rua.

# Outro desafio para a equipe de desenho de produção foi transformar a histórica Public Square de Cleveland em uma locação externa que pudesse se passar por Stuttgart, na Alemanha. A produção mudou palavras nas fachadas dos prédios para o idioma alemão e adicionou a palavra “biergarten” à praça. Trabalhadores locais adoraram as mudanças e torceram para que as melhorias feitas na praça (nova flores, plantas, mesas de piquenique e postes de iluminação) permanecessem depois que as filmagens fossem concluídas.

# Embora fosse uma locação segura a qual só os membros do elenco e da equipe podiam ter acesso, uma fã persistente conseguiu ver o elenco e a equipe do filme no cenário do Airpark em Wilmington, Ohio, quando ela fez um grande cartaz dando as boas-vindas ao elenco à cidade e pedindo que os atores autografassem uma camiseta que estava em sua bolsa. O cartaz fez tanto sucesso com a produção que eles o passaram para o set. Os cineastas puderam contatar a fã e ela fez um turnê no set, ganhou um chapéu dos Vingadores, pode conhecer o diretor Joss Whedon e, é claro, conseguiu os autógrafos na camiseta que ela pedia no cartaz. Realmente foi um dia inesquecível para uma fã da Marvel.

# Nascido e criado no Reino Unido, Tom Hiddleston não teve contato com esportes americanos, mas isso mudou durante a produção quando ele teve a oportunidade de assistir a um jogo da pré-temporada de futebol americano do Cleveland Browns na lateral do campo, a um jogo do Cleveland Indians, fazer o primeiro lançamento e ficar na quadra no US Open para assistir a várias partidas.

# Durante a filmagem da maior sequência de ação do filme, o diretor Joss Whedon solicitou a ajuda de 25 membros do 391º. Batalhão da Polícia Militar de Ohio para estar presente na cena em que a cidade de Nova York é atacada por forças desconhecidas. As tropas foram trazidas para acrescentar um toque de autenticidade e dar realismo às cenas de combate. E realismo é exatamente o que a PM agregou com suas metralhadoras calibre 50 e Marks-19. A equipe do filme ficou assombrada com seu poder de fogo e trabalho de equipe, e Whedon ficou tão impressionado e agradecido que posou para fotos com o Batalhão depois que a cena foi concluída.

# Para que os efeitos especiais realizassem a destruição da rua da cidade de Nova York, o supervisor de efeitos especiais Dan Sudick envolveu efeitos pirotécnicos de precisão bem como manobras com carros cronometradas de modo que os dublês de ação da produção pudessem atuar com segurança em meio às explosões e aos carros que capotavam. Para realizar o grande evento pirotécnico, Sudick e sua equipe ergueram 28 explosivos, que foram detonados em ondas na rua para simular um ataque aéreo. A sequência também incluiu colocar 14 carros no meio da rua, entre os quais ‘carros canhão’ ‘carros giratórios’, carros ‘pirotécnicos’ bem como um grande semirreboque que explodiu. Sudick e sua equipe realizou a impressionante sequência sem dificuldades e embora tenha sido filmada na East 9th Street no centro de Cleveland, chegou à primeira página do New York Post com a manchete: “Salve-nos, Thor!”.

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.