De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, um desenho perdido criado por Walt Disney, antes mesmo dele criar o personagem Mickey Mouse, foi descoberto recentemente em um dos arquivos de filmes britânicos e será oferecido em leição em Los Angeles, no dia 14 de dezembro, quarta-feira.

Intitulado “Hungry Hobos“, o curta-metragem de animação faz parte do acervo de 26 episódios que eram estrelados pelo coelho Oswald, conhecido por “Oswald, o Coelho Sortudo“, criado por Disney e pelo cartunista Ub Iwerks em 1927 para a Universal Studios.

A primeira produção com Oswald, amplamente considerado um protótipo para o famoso Mickey Mouse, foi rejeitada pelo estúdio de Hollywood, mas a segunda, ‘Troubles Trolley’, deu o pontapé inicial a uma série bem sucedida“, afirmou o jornal brasileiro.

Uma cópia do curta-metragem de animação foi encontrado durante uma catalogação de rotina no início deste ano, afirmou Robert Dewar, diretor comercial da Huntley Film Archives, uma das maiores bibliotecas independentes de filme da Grã-Bretanha.

Nós temos mais filmes do que você pode imaginar“, afirmou. De acordo com informações, a biblioteca apresenta um acervo de 80.000 filmes, que estão totalmente contabilizados. “Nós achamos que este (‘Hungry Hobos’) parecia um pouco suspeito“, disse Dewar.

Quando o filme foi encontrado, Amanda Huntley, que trabalha no arquivo, acrescentou que eles não acreditavam na descoberta. “Nós não conseguíamos acreditar nos nossos olhos. Para um arquivo, encontrar uma obra-prima perdida é incrível – você simplesmente não acha que isso vai acontecer com você“.

O dinheiro arrecadado com o leilão vai ser usado para ajudar a preservar a sua biblioteca, afirma Dewar. O valor estimado pelos leiloeiros é de US$ 30 mil a US$ 40 mil, para o curta de 5 minutos e 21 segundos. Mesmo tendo aparecido em vários filmes e curtas, o alto valor de “Hungry Hobos” é por ele fazer parte da primeira série de curtas produzidas pela própria equipe de Walt Disney.

De acordo com a Ilustrada, a importância do filme se dá pelo fato de “que ele foi ao ar em 14 de maio de 1928, um dia antes da primeira exibição experimental de Mickey Mouse. É um dos vários episódios da série original, que ainda acredita-se estar perdida“.

“Oswald é um proto-Mickey. Se você vê-lo, você vê o mesmo formato da cabeça, as orelhas, os maneirismos”, afirma Dewar, que acrescentou que a Walt Disney Co., a empresa de entretenimento global, estava ciente da descoberta.

Vale destacar, que Walt Disney perdeu os direitos do personagem Oswald em 1928, quando foi pedir mais dinheiro para a Universal, para melhorar a tecnica de sua animação e seu pedido foi rejeitado. Com isso, ele se separou do estúdio e perdeu os direitos sobre o personagem. Iwerks acomapanhou Disney e jutos desenvolveram a criação mais famosa, Mickey Mouse. Em 2006, o personagem voltou a ser adquirido pela Disney e seus curtas foram re-lançados em DVD e o personagem estampou vários produtos, como o jogo “Epic Mickey“.

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.