Neste final de semana, a Paramount Pictures anunciou que encerrará a distribuição de seus filmes em película (35mm) nos Estados Unidos, famoso formato de filme que existe desde o início do cinema. O estúdio foi o primeiro a tomar tal decisão, já que hoje em dia tudo leva a crer que os futuros filmes devem chegar apenas em digital nos cinemas.

Em seu anuncio, a distribuidora anunciou que o filme Tudo Por Um Furo (Anchorman 2: The Legend Continues), em cartaz nos cinemas americanos e estreando no Brasil dia 28 de fevereiro, será seu último filme lançado com cópias no formato 35mm. A partir de O Lobo de Wall Street (The Wolf of Wall Street), os filmes serão distribuídos apenas em formato digital.

A noticia não é nenhuma novidade para os exibidores, pois os estúdios já vem alertando há meses que isso aconteceria dentro de um ou dois anos.

No Brasil, o processo de modernização nos cinemas vem sendo feito de maneira lenta, tanto que a maioria dos cinemas ainda exibem os filmes apenas no formato 35mm. A rede de cinemas Cinépolis, em dezembro de 2013, anunciou que todas as suas salas de cinemas do país e do mundo são 100% digitalizadas, sendo a única empresa da América Latina que só exibe filmes digitais.

Enquanto no Brasil o processo caminha a passos lentos, com o anuncio da Paramount, tudo leva a crer que até o fim do ano não sejam mais distribuídas cópias em película nos EUA.

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.