Um dos grandes destaques do segundo final de semana na 11ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis será a pré-estreia do longa-metragem de animação nacional “Peixonauta: Agente Secreto da O.S.T.R.A“, de Celia Catunda e Kiko Mistrorigo, uma produção da TV PinGuim, que vai abrir a programação de domingo na Mostra. “Escolhemos fazer a primeira exibição na Mostra de Florianópolis, por ser um evento que se dirige diretamente ao público infantil”, diz a diretora. Até o final do ano o filme deve estrear no circuito comercial. Cópias dubladas também serão distribuídas internacionalmente.

O longa-metragem foi realizado em paralelo com o desenho animado transmitido pelo canal pago Discovery Kids, líder de audiência no Brasil e sucesso em mais de 80 países. Celia atribui os bons resultados aos personagens que cativam os pequenos espectadores e a possibilidade de interação que a animação propicia. Na série, as crianças são estimuladas a repetir a sequência rítmica para abrir o personagem a bola Pop e descobrir as pistas secretas. “Recebemos vídeos dos pais mostrando seus filhos interagindo com o desenho. Acredito que no cinema acontecerá o mesmo”.

No filme, o peixinho astronauta está pronto para mais uma aventura: se tornar Agente Secreto da O.S.T.R.A. Para ganhar esta super insígnia, terá que cumprir sete complicadas missões, com a ajuda de seus amigos Marina e Zico e toda a turma do Parque das Árvores Felizes.

Além da animação brasileira, o fim de semana apresenta uma programação indicada para todas as idades. Quem não assistiu ao filme uruguaio “Selkirk, o verdadeiro Robinson Crusoe“, de Walter Tournier, vai ter uma nova oportunidade neste sábado. A sessão, com dublagem ao vivo, ocorre às 14h. No mesmo dia, às 16h, haverá ainda a projeção de mais um longa internacional de animação, “Os Três Ladrões“, do diretor alemão Hayo Freitag.O sábado começa cedo na Mostra, às 10h já tem cinema, com a Sessão Diversidade Brasil, com sete curtas brasileiros de temática ecológica. A Sessão Jovem, às 18h, terá curtas da Itália, da Coreia do Sul e do Brasil. Dois diretores participam da sessão: Iuli Gerbase, do curta “Folha em Branco“, e Paula Um Mi Kim, do filme “Gonnyon tcheot Drive“, que conversam com o público após a exibição dos filmes. A sessão foi criada para atender as crianças que cresceram na Mostra e atualmente são adolescentes.

Sessão Muito Especial
O domingo reserva para o público a Sessão Muito Especial, às 16h, que traz sete curtas brasileiros adaptados com audiodescrição e Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) para portadores de necessidades especiais. A sessão é aberta para todos e o público será convidado a perceber o mundo de uma forma diferente. Serão oferecidas faixas para as pessoas que enxergam poderem vendar os olhos e assistir aos filmes sem ver a imagem, somente ouvindo a descrição do que está ocorrendo na tela. Ao viver essa experiência, o espectador poderá se colocar no lugar do outro.

Programação internacional
Dois longas internacionais de animação também serão exibidos no domingo. Às 14h, Poli, o Fusquinha de Polícia, de Rasmus A. Sivertsen, da Noruega, e às 18h, “O Mágico“, de Sylvain Chomet, da França, com o roteiro original de 1956, escrito pelo diretor e ator Jacques Tati (1907-1982).

Nos finais de tarde, às 17h30, tem Palquinho da Mostra. No sábado, Show Tatu do Bem, do grupo Tac Tic Tum, e no domingo, show infantil Começou a Brincadeira, com os músicos Chico Martins, Gazu e Gerry Costa, integrantes da banda Dazaranha.

O quê: 11ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis
Onde: Teatro Pedro Ivo. Rodovia SC 401, km 5, 4.600, Saco Grande
Quando: 29 de junho a 15 de julho, das 9 às 17h30
Quanto: sessões gratuitas de segunda a sexta-feira e ingressos a R$ 2,00 aos finais de semana.

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.