A sexta-feira começou com uma triste noticia para o mundo da música, pois o cantor e compositor Pery Ribeiro, filho da cantora Dalva de Oliveira (1917-1972) e do cantor e compositor Herivelto Martins (1912-1992), faleceu na manhã de hoje, dia 24, aos 74 anos, vítima de um infarto, no Rio de Janeiro.

Quando criança, aos três anos de idade, Pery Ribeiro começou sua carreira dublando um dos anões do clássico da Walt Disney Animation Studios, “Branca de Neve e os Sete Anões“, onde dublou o personagem Dengoso, enquanto sua mãe, interpretava a Branca de Neve, a primeira dublagem do animado. Depois disso, em 1942, com 5 anos, ele participou de “It’s all true”, o filme inacabado de Orson Welles, filmado no Brasil. Trabalhou como operador de câmera na TV Tupi em 1959. Em 1960, ele gravou seu primeiro disco, que trazia a canção de sucesso “Sofri você” (Ricardo Galeno e Paulo Tito), entre outras.

Durante toda sua carreira, Pery ganhou mais de 60 prêmios, incluindo o Troféu Roquette Pinto, o Chico Viola e o Troféu Imprensa. Além de cantor, compositor e tendo um trabalho com dublagem, ele foi apresentador de programas de televisão e participou de filmes no cinema nacional.

Pery Ribeiro estava internado havia 30 dias no Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel, na Zona Norte, para tratar de uma endocardite e tinha alta programada para esta semana.

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.