Mesmo com todos temendo a crise financeira e não investindo em grandes projetos, a Disney surpreende a todos ao anunciar que a Pixar Animation Studios construirá um estúdio satélite de animação com 20.000m² em Vancouver, Columbia Britânica. De acordo o site /Film, o estúdio empregará de 75 a 100 pessoas, a maior parte canadense, de acordo com o gerente geral Jim Morris. A finalidade do estúdio do Canadá é produzir curtas animados em 3D, de três a seis minutos de duração e que levam de 6 a 8 meses para serem finalizados. Longas-metragens, todo o trabalho em 3D estereoscópico, e a pós-produção ainda continuarão a ser feitos no estúdio principal da companhia na Califórnia do Norte.

A escolha da Disney por Vancouver permite não somente usufruir das vantagens das taxas de crédito, mas também o acesso imediato aos talentos das escolas de arte locais. Sem falar que a cidade está no mesmo fuso horário de Emmeryville/Los Angeles. A idéia é que o novo estúdio produza curtas e outros projetos, baseados nos personagens do legado da Pixar, como Buzz Lightyear e Relampago McQueen. O objetivo é fornecer produtos de qualidade para parques temáticos, compilaçações de DVDs, internet, televisão e exibições teatrais, atendendo as mais diversas e diferentes divisões da Walt Disney Company. Por exemplo, o estúdio irá criar projetos smiliares a Cars Toons e os UPsódios.

Amir Nasrabadi, que já tinha sido vice-presidente de operações na DisneyToon Estúdios foi promovido a diretor geral do estúdio Vancouver. Dylan Brow, anteriormente um diretor de supervisão de animação na Pixar, será o diretor criativo. Darwyn Peachey, que serviu como chefe técnico nas versões 3-D de “Toy Story e de Toy Story 2 será o principal oficial de tecnologia de Vancouver.

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.