dumbo_edicaoespecial

dumbo_DVDCom o lançamento da Edição de 70º Aniversário do clássico “Dumbo” (Dumbo), preparamos para vocês uma resenha dupla falando das duas edições lançadas do clássico no Brasil. Primeiro vamos falar da edição de 60º Aniversário, que foi lançado no mercado brasileiro no dia 23 de novembro de 2001.

Chegando no mercado brasileiro junto com o DVD de “Branca de Neve e os Sete Anões: Edição Platinum”, a primeira vez que “Dumbo” (Dumbo) chegou as lojas em DVD, seu lançamento foi meio apagado, mas fez um grande sucesso, sendo relançado depois dentro da coleção “Conte um Conto” e no Pack Animal.

Lançado originalmente nos Estados Unidos no dia 23 de outubro de 1941, o 4º clássico da Walt Disney Animation Studios é dirigido por Ben Sharpsteen e conta a história de um bebê elefante chamado Dumbo, que nasceu com orelhas enormes. Rejeitado pelos outros elefantes, seu único amigo é o simpático ratinho Timóteo, que ajudará o elefantinho a se tornar a principal atração de um circo.

Lançado pela Walt Disney Home Entertainment, o DVD chegou as lojas nas tradicional caixa branca e veio com um belo encarte com as informações do filme e do bônus de um lado e a arte da capa do outro. Considerada uma edição rara, o DVD de “Dumbo: Edição de 60º Aniversário” apresenta formato de tela Standard (1.33:1) e áudio Dolby Digital 5.1, com idiomas e legendas em português, inglês e espanhol. Assim que escolhemos o idioma dos menus do DVD, somos apresentados a um documentário mostrando como estava a produção de “Dumbo 2“, continuação do clássico que acabou sendo cancelada. O documentário mostra o perfil dos personagens da continuação e todas as novidades de como seria o filme.

SINOPSE OFICIAL: Neste verdadeiro Clássico Disney que tem conquistado gerações no mundo inteiro, um adorável elefantinho vai viver uma aventura mágica! Dumbo é um bebê elefante que nasceu com orelhas enormes e com a ajuda de Timóteo, um simpático ratinho, vai se transformar na principal atração de um circo. Usando suas orelhas, ele faz o que nenhum outro elefante conseguiu: voar! Agora, Dumbo é um verdadeiro herói e brilha como a estrela voadora do circo, trazendo alegria e diversão para todos. Repleto de músicas inesquecíveis e personagens cativantes, Dumbo é e sempre será uma das obras-primas mais maravilhosas da Disney que você precisa ter em sua coleção!

BÔNUS MATERIAL:
# Filmete “Celebrando Dumbo” (14:51)
Um mini-documentário, totalmente dublado, com vários depoimentos de artistas da Disney falando sobre a produção, os personagens, da animação, da animação da cena dos corvos, da clássica cena dos elefantes rosas, o fato do protagonista ser o unico personagem na história que não fala e como o Walt Disney comprou e decidiu transformar a história de Dumbo em um filme de animação. Destaque para os depoimentos falando do sucesso que a produção fez e sobre a importancia que o circo dtinha antigamente e que hoje ainda consegue se manter.

# Curta-Animado: “O Elefante Elmer” (08:31)
Lançado originalmente no dia 28 de Março de 1936, o curta-metragem da série Silly SymphoniesO Elefante Elmer” (Elmer Elephant) foi dirigido por Wilfred Jackson e produzido por Walt Disney. Entre os animadores estão Al Eugster, Ward Kimball, Hamilton Luske e Paul Hopkins, além do roteiro ser assinada por Earl Hurd, Bianca Majolie e Roy Williams. No curta, o pequeno elefantinho Elmer chega a festa da trigre Tillie Tiger. Durante a comemoração do aniversário de Tillie, os outros animais da floresta começam a rir do formato do nariz de Elmer. Cansado das brincadeiras, ele sai da festa e contra uma sábia girafa de idade, que explica que todos nós somos diferentes. Enquanto isso, a casa da árvore de Tillie pega fogo, e somente Elmer, com a ajuda da girafa e dos pelicanos conseguem juntos acabar com o fogo, salvamento Tillie.

# Curta-Animado: “O Rato Voador” (09:21)
Outro curta-metragem de animação da série Silly Symphonies presente nesta edição é “O Rato Voador” (The Flying Mouse), lançado originalmente em 14 de julho de 1934. O curta conta a história de um pequeno ratinho que tem como maior desejo ter asas para voar. Certo dia, o ratinho salva uma borboleta de uma teia de aranha, que se transforma em uma fada que dá ao ratinho as tão desejadas asas para ele voar. Mas seu desejo acaba por não ser exatamente o que ele esperava. Dirigido por Dave Hand, o curta foi animado por Bob Kuwahara, Bob Wickersham, Fred Moore, Jack Bailey e Norm Ferguson.

# Cante com Disney “Procure o Sr.” (02: 42)
Você vai poder cantar a canção das cegonhas junto com o filme. Enquanto você vai vendo a cena novamente, a letra vai aparecendo na tela para você cantar.

# “Casey Jr.” Cante Com Disney (02:18)
Outra canção que você poderá cantar com o filme é a do trenzinho “Casey Jr.”, que além de cenas do filme, vai trazer cenas de outros curtas de animação da Disney que mostram trenzinhos.

# A Grande Descoberta do Dumbo
O simpático ratinho Timóteo vai te contar uma nova história das aventuras de Dumbo. Você poderá ler a historinha com ele ou ler sozinho. Enquanto você ou Timóteo vão lendo, vocês podem clicar em alguns dos personagens, para ouvir os comentários deles. Um extra voltado para as crianças que estão apreendendo a ler.

# Galeria de Arte do Dumbo
Esta edição apresenta uma vasta galeria com mais de 150 imagens divididas em sessões como Conceito (19 imagens), Criação de Personagens (73 imagens), Elefantes Rosa (09 iamgens), Criação da História (24 imagens), Trabalhador (25 imagens), Bastidores (09 iamgens) e Atrações (09 imagens).

# “Meu Bebê” interpretado por Michael Crawford (02:53)
Para comemorar o lançamento da edição de 60º aniversário, a Disney convidou o cantor e ator Michael Crawford, conhecido por atuar no palco em musicais como “O Fantasma da Ópera” e “Barnum”. Vale lembrar, que Michael Crawford ganhou o Tony Award de Melhor Ator (1988) por sua atuação no musical “O Fantasma da Ópera”. O belo videoclipe apresenta cenas clássicas do animado e do cantor.

SELEÇÃO DE CENAS:
01. Créditos de Abertura
02. A Procura pela Cegonha
03. O Circo continua “Casey Junior”
04. Dumbo Entregue
05. Preparando a Cobertura “Música dos Trabalhadores”
06. Um Banho para Dumbo
07. Sra. Jumbo no Confinamento
08. Dumbo conhece um novo Amigo
09. Uma Pirâmide Paquiderme
10. A Desgraça de Dumbo
11. Dumbo visita sua mãe “Meu Bebê”
12. Dumbo fica com soluço
13. “Elefantes Rosa no Desfile”
14. Sobre a Árvore
15. “Quando eu Vejo um Elefante Voar”
16. Dumbo Voa!
17. A Surpresa de Dumbo

Com menus simples e estáticos, sendo que apenas o principal é animado, o DVD de “Dumbo: Edição de 60º Aniversário” traz ótimos extras como o filmete “Celebrando Dumbo”, a Galeria de Arte e o lindo videoclipe da canção “Meu Bebê” interpretado por Michael Crawford. Três extras excelentes que merecem ser assistidos pelos fãs de animação e das produções Disney. Para o ano que foi lançada, a edição pode ser considerada boa, pois quando os DVDs começaram a ser lançados não era normal termos extras muitos elaborado. Mesmo assim, o DVD de “Dumbo: Edição de 60º Aniversário” é uma edição que tem que estar na sua coleção.

Dumbo_E60_menu01Dumbo_E60_menu02Dumbo_E60_menu03Dumbo_E60_menu04Dumbo_E60_menu05Dumbo_E60_menu06Dumbo_E60_menu07Dumbo_E60_menu08Dumbo_E60_menu09Dumbo_E60_menu10Dumbo_E60_menu11

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.