Praticamente impossível uma pessoa hoje em dia não conhecer os simpáticos caubói Woody e o homem espacial Buzz Lightyear, astros da franquia “Toy Story“, assim como, impossível não amar os três filmes da série. Quer coisa melhor que passar a tarde curtindo o segundo filme? Por isso, a Rede Globo apresenta hoje, dia 04 de janeiro, a aventura “Toy Story 2“, na Sessão da Tarde, a partir das 15h30, logo após a novela “Mulheres de Areia“.

Dirigido por John Lasseter e codirigido por Lee Unkrich e Ash Brannon, “Toy Story 2” é estrelado por Tom Hanks, Tim Allen, Joan Cusack, Kelsey Grammer, Don Rickles, Jim Varney, Wallace Shawn, John Ratzenberger, Annie Potts, Wayne Knight, John Morris, Laurie Metcalf, Estelle Harris, R. Lee Ermey, Jodi Benson.

Na segunda aventura, Andy vai para o Acampamento de Caubóis, deixando seus brinquedos para trás.  As coisas aceleram quando um obcecado colecionador de brinquedos, chamado Al McWhiggin (voz de Wayne Knight), dono da Al’s Toy Barn, rapta Woody (voz de Tom Hanks).

No apartamento de Al, Woody descobre que ele é um objeto de coleção muito valioso de uma série de TV dos anos 1950 chamada Woody’s Roundup, e encontra os outros brinquedos valiosos da série ? Jessie, a vaqueira (voz de Joan Cusack), Bala no Alvo, o cavalo e Pete Fedorento (voz de Kelsey Grammer). De volta à cena do crime, Buzz Lightyear (voz de Tim Allen) e a gangue do quarto de Andy – o sr. Cabeça de Batata (voz de Don Rickles), o Cão (voz de Jim Varney), Rex (voz de Wallace Shawn) e o Porquinho (voz de John Ratzenberger) – entram em ação para resgatar o amigo e evitar que ele acabe como uma peça de museu. Os brinquedos se metem em uma confusão atrás da outra na ousada corrida para levar Woody para casa antes que Andy volte.

Você Sabia? Não é novidade que a Pixar Animation Studios sempre que pode faz referências e homenagens a vários filmes famosos do cinema em suas produções e em “Toy Story 2” não foi diferente. O segundo filme da franquia mais famosa do estúdio faz homenagem a filmes como “Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca” (1980) e “Jurassic Park” (1993).

Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca (1980)
Os fãs da saga “Star Wars” devem se lembrar da clássica cena na qual o vilão Darth Vader revela à Luke Skywalker que é seu pai. A cena ficou tão famosa que a Pixar resolveu brincar e homenagear o filme em “Toy Story 2“, onde quase no final da história, o vilão Zurg, o maior inimigo de Buzz Lightyear, revela para ele ser seu pai. A cena acontece enquanto ambos lutam no elevador do hotel. O herói acusa o vilão de ter matado seu pai e Zurg responde: “Não Buzz! Eu sou seu pai!“.

A esquerda cena de "Toy Story 2" com Buzz e Zurg e a direita cena do filme "Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca" (1980)

Jurassic Park (1993)
Enquanto procuram Woddy na lojas de brinquedos do All, a bordo de um jipe de brinquedo, os personagens Sr. Batata, Barbie, o falso Buzz e o cachorro de molas (Slinky) acabam derrubando o dinossauro Rex do carro. Rex desesperado começa a perseguir o carro gritando, uma cena que faz uma divertida homenagem ao filme “Jurassic Park” (1993), pois no clássico filme da década de 90, existe uma cena igualzinha onde os protagonistas tentam escapar de um T-Rex, que persegue o jipe onde eles estão.

Cena do filme "Toy Story 2", onde Rex persegue seus amigos
Cena do filme "Jurassic Park" (1993)

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.