O primeiro evento aconteceu no México, em 2001, a ExpoDisney representa uma oportunidade para o convidado conhecer melhor as linhas de produto da cada franquia Disney, criadas a partir dos diferentes motores criativos da companhia: dos estúdios, dos canais de TV, do setor de publicações, entre outros. No Brasil, a Disney conta com uma extensa variedade de produtos licenciados nas categorias Brinquedos e Eletrônicos, Roupas e Acessórios, Papeleria, Produtos para o Lar, Alimentos, Cuidados pessoais, Pets, Publicações, Videogames e Conteúdos para Celular. Este ano, mais de 100 empresas participam da feira, dando exemplos de como o licenciamento ajudou a agregar mais valor aos seus produtos. Entre elas, a Intercontinental, Jolitex, Mattel, Tilibra, Mabesa, Positivo, Editora Abril, Tip Top e Grendene.
Os convidados poderão assistir trailers dos próximos grandes lançamentos, como do esperado “High School Musical 3: Ano da Formatura” e do filme animado “Bolt- Supercão”; do lançamento em DVD “Tinker Bell – Uma Aventura no Mundo das Fadas” e das novidades do Disney Channel, com o Playhouse Disney, bloco para crianças pré-escolares que exibe séries de sucesso como “A Casa do Mickey Mouse”, “Manny Mãos à Obra” e “Mini Einsteins”. Em breve, o canal Playhouse Disney será lançado no Brasil, a exemplo de outros países da América Latina.
A exemplo da edição de 2007, o evento direcionado exclusivamente a convidados, conta ainda com áreas de exposição tematizadas dos produtos – a partir de algumas propriedades Disney, como Carros, Pooh, Princesas e Mickey. A novidade deste ano é o ambiente inspirado em Hannah Montana, sucesso do Disney Channel, e um espaço dedicado à experiência Blu-Ray, a nova tecnologia conhecida por sua grande capacidade de armazenamento de vídeo e áudio em alta definição.
O gerente geral da Disney no Brasil, Marcos Rosset, afirma que segundo as pesquisas , as edições anteriores da Expodisney tiveram alto índice de satisfação entre os licenciados. “Conseguimos atrair os mais expressivos compradores e profissionais de todas as nossas linhas de negócios’’.
Vale citar que a ExpoDisney não é aberta ao público e sim apenas a convidados e empresas licenciadas. Tudo indica que o site Animation-Animagic terá um colaborador presente no evento, o amigo Fernando Ventura, que deverá trazer novidades.