Um dos membros do Animations Fórum, David Santos, trouxe com exclusividade algumas imagens do livro “Disney Lost and Found: Exploring the Hidden Artwork from Never-Produced Animation“, escrito pelo historiador Charles Solomon. Uma das grandes novidades do livro é o capítulo dedicado totalmente ao longa-metragem de animação “Wild Life“, que entrou em produção pela Disney, mas acabou sendo cancelado em 2000.

Segue abaixo a tradução das principais novidades que o capítulo sobre o animado revela, além de diversas fotos exclusivas de rascunhos e storyboards que foram revelados no livro, para a ilustração das matérias. O mais legal é ver os desenhos que não apresentam muito um visual que estamos acostumados a ver a Disney produzindo. Agradeço ao David pelo excelente achado e pela tradução do material.

Quando Roger Gould e Howard Padeiro inicialmente expuseram o conceito de “Wild Life“, entraram com portfolios rosa na sala de conferências, que continha imagens de vários personagens. “Wild Life” havia sido o primeiro longa-metragem do estúdio feito completamente por computadores: “Dinossauro” (2000) combinava gráficos de computador com tomadas e fundos de ação real. Serviria também de modelo para filmes menores e mais arriscados, que são produzidos mais rapidamente e com orçamentos menores. “Wild Life” começou como uma história Pigmaleão concebida para mostrar às crianças o que é superficial do mundo da moda e do nonsense. Mas ao longo dos meses, foi transformada em mais uma história cínica ambientada nos cenários de clubes noturnos da Big City, uma Nova York fictícia dos anos 70s, a era que David Bowie e The Velvet Underground se reuniam com o jet-setters nos clubes urbanos.

A diva controladora Kitty Glitter, e o seu gerente/ companheiro Red Pittstain lutariam contra Magda “a obsessiva proprietária do Clube Wild Life – o cenário central do glamour na Big City.” Em algumas versões da história, era a editora da revista fashion Magazizi.

Quando Magda declara “Kitty é passado” e as pessoas deixam de se interessar pela cantora, Kitty e Red planejam uma vingança. Eles encontram uma “perfeita charlatona” para se passar pela próxima super estrela – quando Magda proclama a charlatona como “A Grande Estrela“, Kitty e Rede darão nome a uma completa fraude, tirando toda a credibilidade de Magda. A charlatona que encontram, é Ella, uma elefanta do zoológico local que nasceu com capacidade de falar, cantar e dançar. Completamente ingênua e confiante “Ella é como uma criança no corpo de um adulto. Nascida ontem, tudo é novo para Ella.“.

Num esboço do início de 1999, o clímax ocorre quando Kitty sobe no cenário para ridicularizar Magda como “boa por nada”, mas isto produz uma ação selvagem em cadeia – um raio elétrico toca em Ella e milagrosamente ela pode cantar! A fraude tem um resultado oposto, porque a multidão adora Ella, a elefante cantora! Eventualmente, Ella retornaria feliz à sua vida no zoológico, enquanto Red e Kitty descobririam o amor de um pelo outro. “Se transformou em uma temática bizarra para um filme da Walt Disney Feature Animation” comenta Carolyn Soper, co-produtora de “Wild Life“. Era mais adequada para Touchstone, mais dirigida a adultos que a criança.

Os desenhistas Hans Coberta e Mitchell Bernal criaram o estilo visual do filme, utilizando cores vivas e brilhantes, gráficos angulares para sugerir a energia e a emoção da metrópole moderna. Estas imagens vívidas e estilizadas foram parcialmente inspiradas pelo trabalho do UPA Estúdio e o visual sofisticado na concepção americana e européia da metade do século. Como a história passou por numerosas mudanças, apareceram inúmeros problemas, especialmente entre as versões decadentes dos roteiros mais recentes e os requisitos para um público tradicional Disney que inclui uma grande porcentagem de crianças. Em Setembro de 2000, “Wild Life” foi cancelado. A história original de Pigmaleão havia sido mutilada para se transformar em uma história sem anjo que foi substituído sem esforço algum. Soper, continua: “Já não era uma história comovente, e sem uma história comovente não vale a pena seguir“.

[Hans Bacher] Cor digital. Kitty glamurosa, exibindo seu espetáculo no Club Wild Life

[Floyd Norman] lápis a cor e arte digital; O eletrizante debut de Ella

[Darryl Kidder] desenhos preliminares da transformação de Ella

[Darryl Kidder] desenhos preliminares da transformação de Ella

[Darryl Kidder] storyboard da desastrosa apresentação de Ella.
A reação de Red e Kitty a resposta de Ella a suas reações

[Darryl Kidder] um desenho a cores de Kitty e Red
observando Ella em seu cenário

[Buck Lewis] estudos iniciais de Red e Kitty. Os olhos inclinados de Kitty,
seu rosto triangular e seus cabelos justificam o aspecto felino de seu nome

[Jeff Ranjo] Em uma versão da história, Ella apareceria como
modelo em um desfile de moda

[Hans Bacher e Jim Finn] A Grande Cidade (Big City) combina a
sofisticação de Nova York ao glamour neon de Las Vegas

[Doug Walker] Este conceito da Big City manifesta seu delicioso glamour

[Mac George e Dean Gordon] Uma espécie de faculdade da
Big City, visto do loft de Red

Kitty
Red
Ella
Ella e Kitty
Apresentação de Ella
Magda

Kitty e Red

OUTROS PERSONAGENS

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.