Parece que os fãs Disney brasileiros podem ter a chance de curtir toda a magia das paradas Disney sem sair do país, isso mesmo, de acordo com uma nota do site Animation-Animagic, do nosso amigo, colaborador e jornalista Celbi, representantes e autoridades do setor de turismo da cidade do Rio de Janeiro estão pensando em trazer a magia Disney para as ruas cariocas uma vez por ano, para aumentar o turismo na cidade. Para saber mais sobre a possível parada Disney no Rio de Janeiro confira a nota abaixo retirada do melhor e mais tradicional site de animação do Brasil, o Animation-Animagic.

Rio negocia parada da Disney na praia
(RODRIGO VIGA GAIER da Reuters, no Rio)

Autoridades e representantes do setor de turismo do Rio de Janeiro anunciaram nesta sexta-feira que negociam com a corporação que controla os direitos da Disney para trazer a famosa parada à cidade. O desfile seria similar ao que é feito diariamente no parque de diversões da Disney, em Orlando, no Estado da Flórida.

“Esse é um evento conhecido internacionalmente e muitas pessoas como adultos e, principalmente, crianças sonham com a parada da Disney”, disse à Reuters o presidente no Rio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Alfredo Lopes. “Quem sabe esse não é o primeiro passo para a construção de um parque da Disney na América do Sul”, acrescentou.

A ideia é reproduzir a parada na orla da cidade. Mickey, Minnie, Pateta e companhia desfilariam entre o Natal e o réveillon, época em que a cidade recebe grande quantidade de turistas. A prefeitura busca apoio de parceiros privados para viabilizar a atração internacional no Rio.

Os valores não são revelados, mas o show da Disney deve custar mais que o investimento feito para o réveillon em Copacabana, de cerca de R$ 5 milhões. “Eu acho que esse é um investimento mais caro, mas é extremamente compensador”, disse à Reuters a diretora de marketing da Riotur, Glória de Britto Pereira. “A ideia é criar algo especial no Rio. A qualidade Disney com algo especial para o Rio. Vai ter que haver uma adaptação para ser um evento carioca”, acrescentou Pereira.

O presidente da Turisrio, autarquia de promoção do turismo na cidade, acredita que a parada da Disney vai atrair turistas de outros Estados e países. “Eventos desse porte e dessa qualidade dão mídia, visibilidade, abrem empregos e oportunidades. Virão turistas de Rio, São Paulo e Minas e também da América do Sul”, avaliou Nilo Sérgio.

Voltei! Não sei se essa Parada (ou desfile) vai acontecer, mas uma coisa é certa: custará muito mais caro do que no passado. Em 1987 e 1988, o SBT trouxe os personagens Disney para desfilar na Parada do Dia das Crianças pelas principais avenidas de São Paulo (video).

Pelo vídeo, chama atenção a relativa calma e organização (até poucos seguranças ao longo do trajeto), mas o projeto foi grandioso. Com direito até a dois aviões Electra da Varig desembarcando os personagens no Aeroporto de Congonhas em transmissão noturna no Show de Calouros de Silvio Santos, a parada teve até personagens de seriados exibidos pela TV Globo como “Os Ursinhos Gummi” e “Os Wuzzles”.

A parada do SBT, em 1988, celebrou os 60 anos de Mickey Mouse e trouxe também os personagens de “Duck Tales” e dos filmes clássicos como “Branca de Neve e os Sete Anões”, “Pinóquio” e “Peter Pan”. Ah, e antes que me perguntem. Sim, assisti pessoalmente a parada de 88.


Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.