Na categoria Melhor Curta de Animação, o grande vencedor também fora o curta da Pixar, “Seu Amigo o Rato” (Your Friend the Rat), que venceu dos animados “Everything Will Be OK” (Bitter Films), “How to Hook Up Your Home Theater” (Walt Disney Feature Animation), “Shorty McShorts´ Shorts ‘Mascot Prep’” (Walt Disney Television Animation) e “The Chestnut Tree” (Picnic Pictures).
A Sony ganhou dois prêmios com o animado “Tá Dando Onda” (indicado ao Oscar de Melhor animado), que venceu nas categorias de Efeitos de Animação e Artista de Produção. O seriado animado do canal Disney Channel, “A Escola do Imperador” recebeu o prêmio de Melhor Dublagem para a atriz Eartha Kitt que empresta a sua voz para a vilã Yzma. O longa-metragem “Bender’s Big Score” (baseado no seriado “Futurama”) levou o troféu de Melhor Produção para o Vídeo.
Para completar o prêmio Winsor McCay por suas contribuições para a arte da animação foram entregues ao historiador e animador John Canemaker, o animador Glen Keane (da Disney) e John Kricfalusi. O prêmio June Foray, para as contribuições benevolentes ou impacto na arte e indústria da animação foi para o historiador Jerry Beck (um dos criadores do site Cartoon Brew).
Para saber mais informações sobre o prêmio Annie confira no site oficial a lista completa de vencedores.
Ainda falando sobre “Ratatouille”, o site Cartoon Brew trouxe duas entrevistas com Brad Bird, diretor do animado, onde ele na primeira parte comenta seu ponto de vista sobre os erros no processo de produção em Hollywood e o tratamento que os animados recebem no Oscar. Na segunda parte ele fala sobre como entrou na produção e direção do longa-metragem de animação. Além disso, outros dois vídeos mostram Brad Bird comentando sobre a animação e “Ratatouille” para algum especial sobre o Oscar.
Link: http://www.brightcove.tv/title.jsp?title=1416887898
VÍDEO 02
Link: http://www.brightcove.tv/title.jsp?title=1416909164