princesaeosapo_cartazrussia

Acaba de ser informado pela comissão musical da Academia, que o longa-metragem dos estúdios Disney, “A Princesa e o Sapo” teve a sua trilha sonora desclassificada da competição por uma das indicações ao Oscar 2010. De acordo com informações, a trilha foi inelegível por ter violado uma regra (Rule 16, Section II, Paragraph E: “…scores diluted by the use of tracked themes or other preexisting music, diminished in impact by the predominant use of songs, or assembled from the music of more than one composer shall not be eligible“).

A informação veio do site Variety, que acredita que o mais provável é que a Academia considerou a violação referente ao trecho que fala da ”diminuição em termos de impacto pelo uso predominante das canções“, resumindo, o animado por ser um musical, acabou não tendo chance de participar. Desde a década de 90, essa regra foi criada pelo resultado de uma série de musicais Disney como “A Pequena Sereia“, “A Bela e a Fera“, “Aladdin“, entre outros, vencerem sempre nas categorias de trilha sonora, vencidas antigamente por dramas, não musicais.

A entrada do animado para as trilhas pré-selecionadas foi um descuido da categoria, mas os fãs ainda podem comemorar, pois o conto de fadas “A Princesa e o Sapo” ainda tem chances de concorrer como melhor canção com quatro musicais (três de Randy Newman e uma de Ne-Yo) e na categoria de melhor longa-metragem de animação.

Dirigido pelos veteranos Ron Clements e John Musker (“A Pequena Sereia” e “Aladdin“), o animado ambientado na lendária cidade de Nova Orleans, berço do jazz, apresenta a mais nova princesa da Disney, Tiana, uma jovem afro-americana que vive no encantador bairro francês. Do coração dos místicos pântanos da Louisiana e às margens do poderoso rio Mississippi chega uma história de amor inesquecível, com a participação de um crocrodilo cantor, com toques de vudu e os encantos de uma nova cultura Cajun.

Produzido pela Walt Disney Animation Studios, “A Princesa e o Sapo” ainda está em cartaz nas melhores salas de cinema do Brasil, mas seu lançamento em Disney DVD e Blu-ray já está agendado para chegar em terras brasileiras, isso mesmo, o lançamento acontece no dia 10 de Março, alguns dias antes do lançamento nos Estados Unidos que acontecerá apenas no final do mês.

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.