Com o objetivo de aumentar a presença da marca e de seus personagens no nordeste do Brasil, a empresa inicia neste mês a implementação de um projeto criado especificamente para essa região. A primeira etapa do trabalho foi elaborar um guia de estilo inédito (um manual de uso das artes para licenciamento) , totalmente inspirado na releitura que artistas locais fizeram do ícone da companhia, Mickey Mouse. As ilustrações assinadas por Derlon Almeida, do Recife, Érica Zoe, de Fortaleza, e Cau Gomez, de Salvador, servirão como referência para o desenvolvimento de produtos, ações de marketing e eventos. O plano de expansão da marca inclui ainda a elaboração de um manual detalhado para o varejista,  que terá instruções e referências de uso nos pontos de venda e sinalização de espaços Disney nas lojas. Inspirado nos estilos  artísticos típicos -o naÏf e cordel- , este material contextualiza personagens clássicos num ambiente mais próximo ao universo da cultura nordestina.

Nessa primeira fase a Disney pretende firmar parcerias com empresas locais/ regionais e iniciar a divulgação. A idéia é que as categorias de moda e papelaria tenham produtos com as reinterpretações feitas para o Mickey e até o fim do ano novos itens sejam desenvolvidos e comercializados. “Elaborar esse plano nos fez imergir na cultura dessa região. Vamos chegar à esses estados com uma identificação mais forte, coerente e em sintonia com o consumidor nordestino”, disse Marcos Rosset, Vice Presidente Sênior da The Walt Disney Company (Brasil).

A economia no nordeste mostrou-se mais dinâmica que a média de todo o país nos últimos anos. O crescimento da indústria, os recursos minerais, o turismo e outros serviços foram fatores que contribuíram para o impulso, determinando um aumento de poder aquisitivo na região, principalmente das classes C e D. Foi nesse contexto que a The Walt Disney Company Brasil iniciou a elaboração desse projeto no ano de 2008. Nessa época a empresa dedicou-se à pesquisas nesses estados, realizados localmente.

Érica Zoe, Derlon Almeida e Cau Gomez foram escolhidos para  esse projeto por serem artistas que, apesar de jovens, já apresentam um trabalho com grande expressividade e um estilo próprio muito determinante’’, disse  Andrea Salinas, diretora de marketing da Disney. “Os traços de Érica criaram uma cena animada, iluminada e de grande força estética. Já a obra de Derlon nos dá a sensação de vermos Mickey a caminho de uma festa domingueira, num dia de muito sol e calor. Cau Gomez, por sua vez, representou Mickey com grande delicadeza, acrescentado o gingado e o entusiasmo baiano à cena”, completa.

disney

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.