oscar

Na tarde de ontem, dia 08 de julho, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas oficializou algumas alterações em seu regulamento para a festa do Oscar 2011.

A primeira grande novidade é que a partir do ano que vem, a categoria de Melhor Efeitos Visuais do Oscar irá contar com cinco indicações e não mais apenas três, como acontecia até este ano. Vale lembrar, que durante os últimos anos, essa categoria sofreu muitas alterações. Ela se chamava Efeitos Especiais e era separada em Efeitos Visuais e Sonoros. Com o passar dos anos, as duas categorias foram unidas e em 1996, o limite instituído foi para três filmes indicados.

Além disso, a nova categoria de melhor longa-metragem de animação também sofreu algumas alterações em suas regras. Para 2011, o tempo de duração mínimo para qualificação mudou de 70 minutos para 40 minutos, como em todas as outras categorias. Outra novidade é que os filmes produzidos com a tecnologia de captura de movimento não poderão mais concorrer na categoria, como explicou os membros da Academia: “Uma animação é definida como filme com tempo de duração de mais de 40 minutos, no qual movimento e interpretação dos personagens são criados usando uma técnica de quadro-a-quadro. A captura de movimento, em si, não é uma técnica de animação. Além disso, um número significativo de personagens principais deve ser animado, e a animação deve aparecer em 75% da duração total do filme.

A festa da 83ª edição dos Academy Awards ocorrerá em 27 de fevereiro de 2011 no Kodak Theater e deverá ser transmitida no Brasil pelo canal pago, a TNT.

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.