O Espaço Itaú de Cinema – Augusta, apresenta a partir desta sexta-feira, dia 14 de setembro, a cópia restaurada pela Cinemateca Brasileira do filme Cabra Marcado para Morrer, dirigido por Eduardo Coutinho.

No inicio dos anos 60 no interior da Paraíba, o líder camponês João Pedro Teixeira foi assinado. O cineasta Eduardo Coutinho filmava a historia desse líder, quando o golpe de 64 interrompeu o filme, apreendeu o equipamento e prendeu toda a equipe. Não havia atores trabalhando no filme: todos os personagens eram da família de João Pedro Teixeira ou camponeses que haviam trabalhado com ele. Dezessete anos depois, o diretor volta à Paraíba determinado a continuar o filme, incluindo agora a trajetória de cada um dos personagens.

Elizabeth Teixeira, viúva de João Pedro, que havia representado ela mesma na primeira parte do filme, havia desaparecido desde o Golpe de 64. Ela vivia escondida sob nome de Marta Maria da Costa, criando 01 dos seus 10 filhos. Graças ao filme, Elizabeth encontra seus 10 filhos, sai da clandestinidade e aos poucos assume o discurso revolucionário de seu marido, João Pedro Teixeira.

Voltando aos cinemas após 28 anos de sua primeira sessão pública, essa é uma chance unica que os fãs de cinema terão de conferir o filme na telona.

CABRA MARCADO PARA MORRER
Brasil, 1984, 119 min, 12 anos.
Direção e Roteiro: Eduardo Coutinho
Produtor: Zelito Viana
Fotografia: Edgard Moura
Trilha: Rogério Rossini
Som: Jorge Saldanha

Sinopse: Em fevereiro de 1964 inicia-se a produção de Cabra Marcado Para Morrer, que contaria a história política do líder da liga camponesa de Sapé (Paraíba), João Pedro Teixeira, assassinado em 1962. No entanto, com o golpe de 31 de março, as forças militares cercam a locação no engenho da Galiléia e interrompem as filmagens. Dezessete anos depois, o diretor Eduardo Coutinho volta à região e reencontra a viúva de João Pedro, Elisabeth Teixeira – que até então vivia na clandestinidade – e muitos dos outros camponeses que haviam atuado no filme brutalmente interrompido.

Distribuição: H2O Filmes

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.