De acordo com o site oficial do Festival do Rio, o drama César Deve Morrer (Cesare Deve Morire / Caesar Must Die), dos irmãos Vittorio e Paolo Taviani, foi o campeão de bilheteria desta edição do festival. Distribuído no Brasil pela Europa Filmes e Mares Filmes, César Deve Morrer foi vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim 2012 e será o representante da Itália no Oscar 2013, na categoria de filme estrangeiro. O lançamento está previsto para o primeiro semestre de 2013.

Na trama, a cortina se fecha abruptamente por trás de Caesar, Brutus e os outros personagens. Depois dos aplausos, os “atores”, todos detentos da prisão de segurança máxima Rebibbia, em Roma, sentem-se orgulhosos e tocados. Sem se preocupar em saber quais foram os crimes cometidos por aqueles homens, a dupla de diretores realizou os ensaios da peça Julius Caesar na prisão por seis meses. O paralelo entre esse drama clássico e o mundo de hoje mostra como a universalidade de Shakespeare ajuda os detentos a entenderem suas próprias questões.

Além do drama italiano, os filmes Moonrise Kingdom, Great Expectations, Holy Motors, Elefante Branco, Pietá, Nós e Eu, Indomável Sonhadora, Rub Sparks: A Namorada Perfeita e Magic Mike ficaram respectivamente entre os 10 mais assistidos do Festival do Rio 2012.

FICHA TÉCNICA
Direção e Roteiro: Paolo & Vittorio Taviani
Elenco: Cosimo Rega, Salvatore Striano, Giovanni Arcuri, Antonio Frasca
Fotografia: Simone Zampagni
Edição: Roberto Perpignani
Trilha Sonora: Giuliano Taviani, Carmelo Travia
País: Itália
Ano: 2011
Duração: 76 min.
Distribuição: Europa Filmes / Mares Filmes

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.