Dirigida pelos criadores de A Pequena Sereia (The Little Mermaid) e Aladdin, o longa-metragem de animação chega uma versão contemporânea de uma fábula clássica, protagonizada por uma bela garota chamada Tiana (ANIKA NONI ROSE na versão original; e KACAU GOMES na versão brasileira), um sapo-príncipe que quer desesperadamente voltar a ser humano e um beijo fatídico que leva o casal numa aventura hilária através dos pântanos místicos da Louisiana.
“A Princesa e o Sapo” (The Princess and the Frog) marca o retorno à animação feita à mão da reverenciada dupla John Musker e Ron Clements, sob a batuta do compositor premiado com o Oscar®, Randy Newman.Todo mundo conhece a história em que uma princesa encontra seu verdadeiro amor beijando um sapo que, num passe de mágica, se transforma num belo príncipe. Nesta versão da história, a garota ainda beija o sapo, mas o resultado é bem diferente: esta é apenas uma das dezenas de surpresas nesta mistura de humor, ação, música e emoção. O amor acaba encontrando o seu espaço — entre um príncipe e uma princesa… entre sapos, talvez… ou quem sabe entre um vaga-lume e o objeto do seu afeto. Fica nítido, contudo, que os detalhes mais importantes vão muito além das aparências. O filme apresenta a nova princesa Disney, seu mais novo e surpreendente conto de fadas e a volta do estúdio aos musicais Disney, evocando clássicos como A Bela e a Fera (Beauty and the Beast), O Rei Leão (The Lion King) e Aladdin.
O elenco de dubladores de “A Princesa e o Sapo” (The Princess and the Frog) apresenta uma trupe de atores polivalentes e renomados. Anika Noni Rose, vencedora do Tony® (Melhor Atriz de Musical, com seu papel em Caroline, or Change), estrela como Tiana (dublada na versão brasileira por Kacau Gomes), e o astro internacional Bruno Campos é o príncipe Naveen (dublado na versão brasileira por Rodrigo Lombardi).
O vencedor do Emmy®, Keith David, é o feiticeiro ameaçador dr. Facilier (dublado na versão brasileira por Sergio Fortuna); o romântico Ray, o vaga-lume cajun, brilha ainda mais graças à dublagem do indicado ao Emmy®, Jim Cummings (dublado na versão brasileira por Márcio Simões). Jenifer Lewis enfeitiça os espectadores no papel da mística Mama Odie (dublada na versão brasileira por Selma Lopes), Michael-Leon Wooley empresta sua voz ao jacaré-trompetista Louis (dublado na versão brasileira por Mauro Ramos) e o vencedor do Globo de Ouro® e do Emmy®, John Goodman, dubla o cavalheiro e paizão sulista, “Paizão” La Bouff (dublado na versão brasileira por Reinaldo Pimenta). Os indicados ao Oscar®, Terrence Howard (Ritmo de Um Sonho) e Oprah Winfrey (A Cor Púrpura) dublam as vozes dos pais carinhosos de Tiana, James e Eudora (dublados na versão brasileira por Duda Ribeiro e Isabel Lira, respectivamente).
“A Princesa e o Sapo” (The Princess and the Frog) está em cartaz nos cinemas de todo o Brasil e tem produção executiva do diretor de criação do Walt Disney Animation Studios, John Lasseter (diretor de Toy Story – Um Mundo de Aventuras, Vida de Inseto, Toy Story 2 e Carros). O veterano dos estúdios Disney, Peter Del Vecho, é o produtor do filme. “A Princesa e o Sapo” (The Princess and the Frog) é dirigido por Ron Clements e John Musker (a dupla de criadores de O Ratinho Detetive, A Pequena Sereia, Aladdin, Hércules e Planeta do Tesouro) a partir de um argumento original de Clements & Musker e Greg Erb & Jason Oremland; os diretores criaram o roteiro em parceria com o roteirista Rob Edwards. Don Hall é o supervisor de história.
Randy Newman, o compositor premiado com o Oscar® (Carros, Monstros S.A., Toy Story – Um Mundo de Aventuras) compôs a trilha original do filme combinando diversos estilos musicais como jazz, blues, gospel, Dixieland e zydeco; e apresentando sete canções inéditas. E a canção dos créditos finais é do artista da gravadora Def Jam, premiado com três Grammys® e inúmeros discos de platina, o músico e cantor Ne-Yo, que interpreta “Never Knew I Needed”.
Apresentado pela Walt Disney Pictures,“A Princesa e o Sapo” (The Princess and the Frog) é o 49º longa-metragem de animação dos estúdios Disney, uma tradição inaugurada há quase 75 anos, com o lançamento de Branca de Neve e os Sete Anões (Snow White and the Seven Dwarfs). O filme tem classificação etária livre. Abaixo você confere o trailer especial do Planeta Disney com um depoimento exclusivo do ator Rodrigo Lombardi, que dubla o protagonista, o príncipe Naveen.