Após três anos de sua última sessão, o cinema de rua Belas Artes, fechado em março de 2011, voltará a abrir suas portas ainda esse ano!

De acordo com a Prefeitura de São Paulo, o clássico cinema de rua de São Paulo, localizado na esquina da Rua da Consolação com a Av. Paulista, voltará as suas atividades com o apoio da Caixa Econômica Federal até o mês de maio. O anuncio oficial será feito ainda essa semana, durante a semana de comemorações do aniversário da capital.

Conhecido por sua programação de filmes de arte e alternativos, o cinema inaugurado em 1967 foi fechado por razões financeiras e volta agora as suas atividades normal por meio de um convênio da Secretaria Municipal de Cultura com a Caixa Econômica Federal, que dará o apoio financeiro.

Vamos modernizar e colocar novos equipamentos, mas não mudaremos a programação. O Cine Belas terá a mesma cara com a qual as pessoas estão acostumadas e gostam“, garantiu o diretor do cinema André Sturm, que também está à frente do Museu da Imagem e do Som, ao jornal O Estado de S. Paulo.

Em outubro de 2012, a fachada do edifício foi tombada pelo patrimônio histórico estadual e o tombamento referia-se apenas fachada e aos primeiros quatro metros interiores a partir da fachada, com isso, o Condephaat não obriga que o local continue abrigando um cinema. Com o tempo a fachada acabou sendo pichada e ficou descuidada como vocês podem conferir na foto ao lado.

A reabertura não terá custos para a Prefeitura, que poderá usufruir do espaço para atividades culturais. O acordo firmado deixa claro que outras empresas poderão eventualmente ajudar financeiramente o cinema, mas ainda não há outras entidades privadas envolvidas, além da Caixa.

Assim como nós, amantes do cinema, boa parte da população paulista abraçou a causa desde o fechamento do Belas Artes e surgiram diversos grupos que se mobilizaram para a reabertura do cinema que costumava exibir um circuito menos comercial e mais artístico.

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.