Que torcedor nunca pediu, pelo menos uma vez, alguma força divina para ajudar seu time a ser campeão ou ganhar um jogo importante da temporada? Quem nunca rezou para que algum santo iluminasse uma certa equipe? Em dia de decisão, independe de clube e de modalidade esportiva, o que mais se vê na transmissão televisiva são pessoas com dedos cruzados, rezando, fazendo qualquer tipo de ritual de fé.

Este tipo de coisa só enriquece a tensão do jogo e a paixão que se tem pelo time. Não quero julgar se isso é certo ou errado, mas o fato que isso está bem presente no universo esportivo. Não querendo alongar essa discussão, imaginem o que aconteceria se algum santo, ou melhor, um anjo escutasse as inúmeras preces dos torcedores e descesse para a Terra para ajudar determinado time.

O Roger (Joseph Gordon-Levitt) do filme Os Anjos Entram em Campo (Angels in the Outfield), de 1994, dirigido por William Dear (Um hóspede do barulho), sabe como é essa sensação.

Com o sonho de ter uma família de verdade, o garoto, que vive em um orfanato, deseja voltar para o pai biológico. A única chance de isso acontecer é o seu time de beisebol, Califórnia Angels (hoje Los Angeles Angels), conquiste o campeonato nacional.

Como a equipe é a pior do país, Roger pede para que os anjos venham do céu e faça uma forcinha. Al (Christopher Lloyd), chefe da legião de anjos, escuta a vontade do menino e manda seus subordinados entrarem em campo juntos com os atletas profissionais. O resultado são cenas impensáveis de acontecer em uma partida real, mas que no cinema são divertidas e se encaixam perfeitamente.

O tom do filme é todo infantil, o que não tira a responsabilidade do elenco de peso que ele possui. Além dos conhecidos Christopher Lloyd (De volta para o Futuro), Danny Glover (Máquina Mortífera) e Joseph Gordon-Lewitt (Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge), que tinha na época 14 anos, o longa leva os nomes de Adriem Brody (O Pianista) e Matthew McConaughey (Como perder um homem em 10 dias).

Apesar das coisas irreais que ocorrem na história, é possível se identificar facilmente com Os Anjos Entram em Campo, pois mostra de forma bem divertida a fé que os torcedores carregam de seus times. É diversão garantida para quem ama cinema e esporte!

Matéria de Pedro Tritto