Conhecida por se dedicar há mais de 30 anos aos estudos e pesquisas da vida e obra de Walt Disney, Ginha Nader, maior especialista em Disney da América Latina, realizou palestra durante o 2º Fórum de Gestão em Odontologia, na terça-feira, 25, com o tema “A Magia do Império Disney”. A palestra aconteceu dentro da 17ª Hospitalar, maior feira de saúde da AL.
Com o intuito de mostrar como o parque Walt Disney World consegue reter e satisfazer tantos clientes, Ginha abriu a palestra contando um pouco da história de Walt Disney, idealizador do parque.
“Antes de abrir o parque de diversão mais famoso do mundo, Walt Disney e o irmão Roy abriram uma produtora, onde criaram os desenhos animados e personagens mais conhecidos até hoje, como Mickey Mouse”, contou.
Mais tarde, Disney, que já havia apostado em programas de TV e longas-metragens, como “A Branca de Neve”, “Pinóquio” e o grande sucesso, “Cinderela”, criou o parque de diversão Disneylândia, em 1955, em Anaheim, Califórnia, com referências de sua infância e com o objetivo de levar diversão tanto para os adultos quanto para as crianças. Anos depois foi inaugurado o famoso empreendimento Walt Disney World, em Orlando, na Flórida, com mais de 14 parques temáticos.
Segundo Ginha, o grande sucesso de Walt Disney foi construído a partir de um erro: ao invés de pensar no cliente, ele investiu apenas no parque sem se preocupar com o comprometimento que teria com os clientes. “Foi a partir disso, quando Disney percebeu que não correspondia às expectativas dos clientes, que começou a apostar em pessoas que se comprometeriam a ajudá-lo no parque, tendo como foco a satisfação do cliente.“
Sem fazer distinção de idade dos seus clientes, o idealizador do parque queria mais do que simples funcionários. Ele queria pessoas que se caracterizavam a partir de todos os seus personagens criados. Foi assim que investiu em fantasias e não em uniformes, em atrizes e atores, na evolução do comprometimento de cada funcionário e, principalmente, no modelo de investimento sem retorno imediato.
“Walt Disney ganhou forças com o parque quando começou a pensar apenas em satisfazer seus clientes, sem pensar no retorno de seus investimentos. Com o propósito de encantar as pessoas superando as necessidades, desejos e expectativas delas, a partir da forma como eram tratadas, o parque ganhou sucesso e um rótulo de ser “um país mágico”, onde tudo era perfeito.”
Para encerrar a palestra, Ginha Nader disse que para reter clientes e encantá-los não é preciso investir no lugar mais caro, mas sim, investir em respeito e entusiasmo. “Todo ser humano que se sentir amado, respeitado e destacado. Por isso pensem em como gostariam de ser tratados e aposte nisso dentro de sua empresa”, concluiu.
Por Janaina Pereira