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Lançado pela Disney Interactive Studios, o game “Disney Epic Mickey” é um jogo repleto de aventura com elementos de RPG para o console Wii™. A estrela do jogo é Mickey Mouse, reformulado para os videogames pelo visionário criador de jogos Warren Spector e seu estúdio Junction Point. Em “Disney Epic Mickey“, Spector, fã da Disney desde criança, utiliza a rica história de Mickey Mouse juntamente com outros personagens e mundos de Walt Disney para criar uma surpreendente aventura baseada nos desenhos animados.

No enredo do jogo, o feiticeiro Yen Sid cria um mundo maravilhoso e fantasticamente deturpado, onde as criações esquecidas e aposentadas da Disney prosperam. Originalmente, o poderoso feiticeiro de “O Aprendiz de Feiticeiro”, de “Fantasia”, clássico de Walt Disney de 1940, foi chamado de “Yen Sid” pelos animadores do estúdio, apesar do nome nunca ter aparecido no filme. No jogo de Spector, Oswald, o Coelho Sortudo – a primeira estrela dos desenhos de Walt Disney, criado em 1927 –, torna-se o primeiro habitante do Deserto dos Desenhos, depois da criação de Mickey Mouse. Oswald deixa o Deserto dos Desenhos mais confortável para outros personagens aposentados que se juntam a ele nesta terra mágica. Os anos se passam e Oswald, preso no Deserto dos Desenhos, começa a se ressentir da popularidade crescente de Mickey. Quando Mickey, por curiosidade, tropeça no mapa de Yen Sid, ele comete um erro inocente, mas de terríveis proporções e, sem querer, devasta o confortável mundo de Oswald. O erro de Mickey o transporta para o misterioso Deserto dos Desenhos para encarar a destruição que ele, sem saber, acabou causando.

Combinar a criatividade e inovação de Warren com um dos personagens mais famosos do mundo leva Mickey de volta às suas raízes e permite que os fãs se identifiquem mais profundamente com o personagem – especialmente nos videogames”, disse Graham Hopper, vice-presidente executivo e diretor-geral do Disney Interactive Studios. “Além da paixão de Warren por desenhos animados, filmes e quadrinhos, a sua abordagem visionária relativa ao design de jogos e à narrativa vai fazer com que este conto heroico de descoberta e redenção tenha grande repercussão tanto com os fãs da Disney quanto com os jogadores de videogame.”?

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Com o controle Wii Remote™, os jogadores utilizam tinta e solvente mágicos para remodelar o mundo à sua volta. A criatividade da tinta e o efeito destruidor do solvente dão ao jogador ferramentas poderosas para escolher como vão se mover pelo mundo. Ao usar tinta, solvente ou ambos os materiais, cada jogador altera dinamicamente o mundo com consequências que afetam o ambiente, as interações com outros personagens e até a aparência e as habilidades de Mickey.

A essência deste jogo são as escolhas e suas consequências e como isso define tanto o personagem quanto o jogador”, diz Spector. “Ao colocar o travesso Mickey num lugar desconhecido e pedindo que faça escolhas – ajudar outros personagens de desenhos ou escolher seu próprio caminho – Disney Epic Mickey incentiva os jogadores a lidarem com as consequências de suas ações. E, no fim das contas, eles devem se perguntar ‘que tipo de herói eu sou?’ Cada jogador vai chegar a uma resposta diferente.

Misturando realidade e fantasia, o papel de Oswald, o Coelho Sortudo é tão importante no jogo quanto na vida real. Oswald, a criação de Walt Disney, apareceu em 26 desenhos animados mudos entre 1927 e 1928, decorrente do contrato de distribuição que o produtor Charles Mintz mantinha com a Universal. Nessa época, Oswald tinha tudo para ser a primeira grande estrela da animação de Walt Disney. Diante de custos de produção limitados, Disney pediu mais verba para garantir a qualidade dos desenhos animados de Oswald. Sem chegar a um acordo, Walt Disney acabou perdendo os direitos sobre Oswald e, com o coelho, foram-se muitos dos seus funcionários. Entre os que permaneceram, estava o animador, cartunista e amigo de longa data Ub Iwerks, e, juntos, criaram um novo personagem, chamado Mickey Mouse.

O conceito inicial por trás de “Disney Epic Mickey” originou-se dentro do Think Tank, como é conhecido o departamento de desenvolvimento criativo da Disney Interactive Studios. O Think Tank criou o conceito de Mickey como um personagem de desenhos que é jogado numa situação tumultuosa. Spector ampliou e refinou o conceito de “Disney Epic Mickey” e construiu o jogo para um público variado, utilizando completamente o Wii e o controle Wii Remote para criar uma jogabilidade envolvente e de fácil acesso.

Desenvolvido pela Junction Point em Austin, no Texas, EUA, “Disney Epic Mickey” tem previsão de lançamento para o segundo semestre de 2010. Até o momento, o jogo não recebeu classificação etária. Para mais informações, acesse o endereço: www.disney.com/disneyepicmickey.

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Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.