Parece que a nova adaptação cinematográfica de “20.000 Léguas Submarinas” (20.000 Leagues Under the Sea), clássico da literatura escrito por Júlio Verne, vai mesmo ser produzida pelos estúdios de Walt Disney. Essa semana, o jornal The Los Angeles Times noticiou que o diretor David Fincher (“A Rede Social” e “O Curioso Caso de Benjamin Button“) vai comandar  a produção.

Com o roteiro escrito por Scott Z. Burns, de “O Ultimato Bourne“, Fincher planeja lançar um novo olhar sobre a obra lançada originalmente em 1870, e que já ganhou uma versão para os cinemas adaptada pela própria Disney, em 1954, um marco do estúdio, por ser o primeiro longa-metragem com atores produzido pela Disney e que contou com um elenco de estrelas: James Mason como Capitão Nemo, Paul Lukas como professor Aronnax, Peter Lorre como seu auxiliar e Kirk Douglas, um dos maiores astros do cinema na época, como Ned Land.

Na versão original do estúdio, os cenários eram tão grandes que a Disney teve de utilizar instalações de outros estúdios como o da Universal e da 20th Century Fox. Uma das cenas mais espetaculares do filme, a luta entre a tripulação do Nautilus e uma lula gigante, levou semanas para ser filmada e contou com a coordenação do próprio Walt Disney, que, aliás, comparecia quase todos os dias nos sets de filmagem.

Sucesso de bilheteria no mundo todo, a primeira versão de “20.000 Léguas Submarinas” (20.000 Leagues Under the Sea) ganhou dois Oscar, nas categorias de Melhor Direção de Arte e Melhores Efeitos Especiais, além de indicações na categoria de Melhor Edição. Um dos modelos utilizados para o Nautilus nas filmagens está em exposição no parque Epcot Center, em Orlando, na atração The Living Seas.

A nova versão de “20.000 Léguas Submarinas” (20.000 Leagues Under the Sea) seria dirigida por McG, que deixou o projeto no final de 2009. Com o novo diretor, tudo indica que o filme deverá em breve ter mais novidades reveladas.

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.