Fim de semana com feriado e umas das pedidas é um bom cineminha e o Cadê o Léo? de hoje preparou uma super dica para vocês. Estreia nesta quinta-feira, dia 19 de abril, a comédia romântica De Encontro com a Vida (My Blind Date With Life), nos já assistimos e contamos pra vocês cinco motivos para não perder essa estreia nos cinemas.

➜ SIGA-ME:
Instagram | Facebook | Twitter
► Canal no YouTube: INSCREVA-SE

1. A História
Destaque da 41ª Mostra de Cinema de São Paulo, o longa conta a história de Saliya, um adolescente que prestes a terminar o colégio acaba ficando parcialmente cego devido um descolamento progressivo da retina. Saliya tem o sonho de trabalhar com hotéis de luxo e visto que seus currículos são sempre rejeitados por sua deficiência, ele decide omitir esse fato e acaba conseguindo um estágio em um dos mais conceituados hotéis de Munique. A tarefa, é claro, não será fácil e ele precisará de toda a ajuda e foco possível para conseguir se sair bem nesse trabalho e evitar que descubram seu segredo.

2. É um filme alemão
Pra quem gosta de conferir produções de outros país mas, detesta filmes muito parados ou aqueles dramas de quase três horas, vai ficar feliz em saber que o longa é uma produção alemã que poderia muito bem ter sido produzido em Hollywood, com o bônus de, por ser produzido fora do eixo norte-americano, o filme apresenta uma outra cultura, outros diálogos e outras possibilidades de cenas. Vale lembrar que ele é dirigido por Marc Rothemund, que já concorreu ao Oscar em 2006 na categoria de Melhor Filme Estrangeiro por Uma Mulher Contra Hitler.

3. É uma comédia de superação que foge dos clichês
Com um tema tão complicado como a deficiência visual sendo abordado, fica difícil não cair nos clichês do gênero e é nisso que De Encontro com a Vida (My Blind Date With Life) se destaca. Diferente de outros filmes que abordam algum tipo de deficiência e acabam por cair em um tom dramático a fim de arrancar lágrimas do público, o longa se distancia e foca muito mais no sonho do protagonista do que o motivo que, a princípio, lhe impediria de conquista-lo. E é legal observar que esse sonho não é se tornar um astro da música, do esporte ou qualquer coisa grandiosa. Tudo o que ele quer é trabalhar no ramo que ele adora, ou seja, assim como Hoje Eu Quero Voltar Sozinho é muito mais sobre a descoberta do amor na adolescência do que sobre um garoto cego na escola, De Encontro com a Vida (My Blind Date With Life) é muito mais sobre correr atrás dos seus sonhos do que sobre um cara que tem apenas cinco por cento da visão.

4. É leve e divertido
O amigo de Saliya, Max (Jacob Matschenz), é com certeza uma das melhores coisas do longa. Ele ajuda o protagonista durante toda sua jornada e ainda proporciona boa parte das melhores cenas do filme. É quase impossível não querer rir quando ele aparece em cena. Talvez seja exatamente a presença dele que torna a trama muito mais leve e divertida.

5. É baseado em uma história real
Sim, De Encontro com a Vida (My Blind Date With Life) foi baseado em uma história real. Saliya Kahawatte escreveu sua história em uma autobiografia lançada em 2009 e a partir disso começou a aparecer em diversos programas de TV da Alemanha. Com isso, sua história ganhou projeção nacional e anos depois um contrato para a adaptação do livro para o cinema. Saliya se tornou um grande representante quando o assunto é inclusão social de pessoas com deficiência visual criando até mesmo uma Fundação. Óbvio que muita coisa acabou sendo romantizada, até porque, o cinema pede um pouco de fantasia, mas, é no mínimo curioso tentar adivinhar quais cenas realmente aconteceram.

De Encontro com a Vida (My Blind Date With Life) estreia nesta quinta-feira, dia 19 de abril e vale cada centavo do ingresso. Ah, mas leva um lencinho porque vai ser difícil não se emocionar com essa história.

Matéria de Allan Barbosa