O feridão mal começou e o Planeta Disney da uma dica de leitura para os fãs de aventura. Recentemente a Walt Disney Pictures lançou nos cinemas e em Disney DVD e Blu-ray o filme “Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo”, filme baseado no famoso videogame. Poucos sabem, mas no mesmo período, a editora Record/Galera lançou o livro baseado no filme em formato de quadrinhos, uma deliciosa e rápida leitura cheia de ação, aventura e romance, que indico para todos vocês leitores.

Mas como toda essa emocionante história foi criada? Jordan Mechner, numa tarde quente e chuvosa do mês de agosto, no final dos anos 1980, em um impulso de energia criativa, escreveu uma história de duas páginas sobre um rapaz que quer conquistar o amor de uma princesa ao roubar um amuleto das masmorras de um sultão maligno. A história evoluiu, ficou mais compacta, direta e com vários elementos. O sultão maligno se tornou um vizir calculista, o amuleto real perdeu-se silenciosamente. E foi adicionado um espelho mágico: as telas de microcomputadores de todo o planeta.

No início da década de 90, para ser mais exato, em 1992, a história se transformou em um dos games de computador de maior sucesso mundial, conquistando milhares de fãs. Com a evolução da tecnologia, o game se evoluiu também, equipes de artistas e engenheiros começaram a transportar Príncipe da Pérsia para plataformas com mais memória e gráficos de maior resolução. Perguntas surgiram: Quem é o príncipe? Ele tem um nome? Quantos anos tem? Ele é um príncipe desde o começo ou se torna um ao se casar com a princesa? De onde ele é, quem são seus pais, de onde é o sultão, e qual século é esse?

Se você não conhece as respostas e a clássica história chegou a sua chance, com o HQ de “Príncipe da Pérsia”, que traz a história de um jovem guerreiro ludibriado por um vilão e levado a cometer um erro terrível que ameaça destruir não apenas seu reino, mas também o tecido da realidade. Ele só poderá acertar as coisas através de um esforço heróico e também com a ajuda da princesa que ama, mas que não tem certeza se pode confiar.

O mundo dos inovadores games de “Príncipe da Pérsia” aparece pela primeira vez no formato impresso pelas mãos de seu criador Jordan Mechner, responsável também pelo roteiro do filme homônimo, estrelado por Jake Gyllenhaal e produzido por Jerry Bruckenheimer. Para isso, ele trabalhou com o roteirista A. B. Sina, que trouxe de sua infância os mitos e lendas da Pérsia. Os artistas LeUyen Pham e Alex Puvilland dão brilho a um épico fascinante no qual passado e futuro se misturam como a trama de um tapete persa.

Com menos de 200 páginas o livro tem um texto agradável e você em algumas horas você será levado a esse mágico mundo. Grande destaque da edição fica para o posfacil, que traz várias curiosidades sobre como a franquia foi criada e se transformou em um dos grandes sucessos no mundo todo.

O Planeta Disney indica o HQ de “Príncipe da Pérsia” e deseja uma excelente leitura.

INFORMAÇÕES: PRÍNCIPE DA PÉRSIA
Título Original: Prince of Persia
Jordan Mechner e outros
Tradução de Odair Braz Jr.
Grupo Editorial Record/Galera
208 páginas
Preço: R$ 39,90
Formato: 14 x 20 cm
ISBN: 978-85-01-08638-9

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.