Para comemorar os 50 anos da Bossa Nova, a Walt Disney Records acaba de anunciar que lançará no mercado brasileiro o CD “Disney Adventures in Bossa Nova“. Tendo sido lançado em 08 de Outubro, o CD traz a chance de ouvirmos pela primeira vez a célebre batida no violão ao tocar “Chega de Saudade”, feita por João Gilberto em maio de 1958.

A trilha sonora com 14 faixas, apresenta uma coleção de canções dos clássicos dos estúdios Disney como “Ciclo Sem Fim, Uma Canção e Parte de Seu Mundo, interpretadas no suave e romântico estilo da Bossa Nova, por alguns dos mais expressivos cantores da MPB: Ivan Lins, Marcos Valle, Edu Lobo, Claudette Soares, Carlos Lyra, Miucha e Joyce.

A idéia de associar a Disney com a Bossa Nova é de muito bom gosto, pois cria uma familiaridade nas novas gerações com o ritmo e a delicadeza do gênero“, diz Ivan Lins, que interpreta no CD a canção “Um Mundo Ideal“, da trilha sonora de Aladdin. “A Bossa Nova casa com qualquer gênero, oferecendo uma leitura mais tranqüila mesmo de faixas mais nervosas. Mas essa maleabilidade só é possível quando feita por brasileiros, já que essa é uma vocação do nosso povo“, completa o cantor.

Além de Ivan Lins, outra pessoa que aprovou a idéia foi Joyce. A cantora fez uma releitura de “When You Wish Upon a Star“, da trilha de Pinóquio, “A voar, A Voar, A Voar“, de Peter Pan, “Hi-Ho“, de Branca de Neve e os Sete Anões, e “Bibbidi-Bobbidi-Boo“, de Cinderela.

Escolhi essas canções por serem dos desenhos que eu mais amava na minha infância“, afirma, lembrando que a Bossa Nova é um “estado de espírito, é um jeito de fazer, mais do que um ritmo em si. Tudo pode virar Bossa quando se quer e sabe fazer. Por outro lado, achei que em certas músicas ficaria mais divertido levar para o baião, em vez de samba. E fiz isso no ‘Bibbidi-Bobbidi-Boo’ e um pouquinho no ‘Hi-Ho’, onde usei também um coro infantil.

João Donato vê uma qualidade em comum nas canções da Bossa Nova e nas animações da Disney. “São formas de arte que não envelhecem, atravessando gerações“, diz o cantor, que forma um dueto com Wanda Sa na canção “Es Tu o Príncipe Azul“, da trilha sonora de A Bela Adormecida. “Foi um trabalho muito prazeroso, que me levou de volta à infância. Cresci assistindo aos desenhos da Disney” disse.

Completam o CD as faixas “Cruela Cruel“, de 101 Dálmatas, interpretada por Marcos Valle, “Ciclo Sem Fim“, de O Rei Leão, cantada por Edu Lobo, “Beauty and the Beast“, de A Bela e a Fera, na voz de Miucha, “Uma Canção“, de Branca de Neve, por Carlos Lyra, “Não é Fácil“, de Meu Amigo Dragão, por Marcos Valle & Patricia Alvi e “In a World of My Own“, da animação Alice no País das Maravilhas, por Ana Martins. Há ainda duas canções de A Pequena Sereia, “Under the Sea“, por Bena Lobo, e “Parte de Seu Mundo“, por Claudette Soares.

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.