A Disney tem motivos suficientes para comemorar nesse início de ano, pois o canal pago, Disney Channel, ultrapassou o canal infantil Cartoon Network, que liderava o ranking dos mais vistos desde 2001. O Disney Channel foi lider de audiência no ano de 2008, provando que as séries com as estrelas do canal estão ganhando prestigio e admiração de toda a garotada.

A noticia foi divulgada essa semana pela Folha Online, que apontou que o Cartoon, especializado em desenhos animados, está perdendo prestígio entre crianças e adolescentes. O carro chefe da Disney são os filmes e seriados musicais que seguem a linha dos fenômenos “High School Musical” e “Hannah Montana“, além de outros astros e estrelas como os Jonas Brothers, Selena Gomez, Demi Lovato e muitos outros atores e atrizes que o canal revelou.

O Cartoon Network caiu de 20,9 mil domicílios atingidos por minuto das 8h da manhã à 1h da madrugada, em 2007, para 17 mil em 2008, segundo a medição do Ibope em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Curitiba e Belo Horizonte. O Disney Channel, que era apenas o sexto canal mais visto em 2007, com 12,1 mil domicílios/minuto, durante todo o ano acusava uma alta em sua audiência que se comprovou marcando 22 mil.

O fator do sucesso pode ser marcado pela melhor distribuição dos produtos do canal, que também marca a liderança do canal Disney, no horário nobre (19h/1h), comparado aos outros canais não infantis, canais “adultos”, seguido pelo SporTV, que destronou o TNT.

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.