Depois do anuncio de começar a produzir produtos junto com uma indústria de cinema indiana, a Walt Disney também anunciou que começará a produzir animados com a colaboração de estúdios do Japão. “Queremos fornecer produtos que se ajustem à preferência do mercado local, pois temos poucos precedentes de produção fora dos Estados Unidos“, anunciou Mariko Hisamitsu, da Walt Disney Japão, informando que o intuito do estúdio é de se adaptar às preferências regionais.

Além disso, Hisamitsu acrescentou que a estratégia do estúdio é de distribuir em todo o mundo seus filmes realizados nos Estados Unidos, “os personagens da Disney são reconhecidos no Japão, mas acreditamos que a expansão do mercado passa por adaptar os conteúdos aos consumidores“.

A nova estratégia da Disney é começar exibindo em um canal por satélite, ainda esse ano, um filme para crianças que será produzido em colaboração com o estúdio Toei Animation, criadora do ‘Dragonball Z‘, o longa terá como protagonista um robô.

Outra novidade é que na anual feira Tokyo International Animation Fair, a Disney exibiu um display de uma nova série com os personagens clássico do longa-metragem “Lilo & Stitch” (veja imagem abaixo), que dessa vez vão deixar as praias havaianas e desembarcar em pleno Japão. Essa idéia de trazer os personagens clássicos pra um novo universo e também receber um novo visual, serve para que o público asiático comece a se identificar mais com os personagens.

Intitulada de “Stitch!”, a série animada será produzida pela Walt Disney Japan em parceria com a firma de animação japonesa Madhouse. “O Japão é um mercado importante que tem uma enorme base de fãs da Disney, especialmente pelo fato de termos um resort Disney aqui“, explicou uma representante da Walt Disney Japan.

O Disney Channel Japão consegue chegar a mais de a 3,5 milhões de famílias, numa rede de alcance de 380 milhões de telespectadores somente na Ásia, incluindo países como Índia e Austrália. Esse número consegue superar os 95 milhões alcançados pelo Disney Channel da América do Norte. O novo seriado dos personagens de “Lilo & Stitch” tem estréia prevista para o mês de Outubro no canal.

Vale citar que a Disney produz seriados de TV locais em diversos países como Itália, Grã-Bretanha, EUA, Austrália, entre outros, além disso, no mês de Fevereiro, a Disney fechou um negócio de cerca de 200 milhões de dólares para o aumento da sua participação na produtora indiana de filmes e televisão UTV.

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.