Na última terça-feira, dia 23 de março, a The Walt Disney Company anunciou as esperadas primeiras mudanças em seu calendário de estreias nos cinemas neste ano, por conta da volta dos cinemas norte-americanos em praças importantes como Nova York e Califórnia, mas tomando cuidados e apostando também em seu serviço de streaming, o Disney+.

➜ REDES SOCIAIS:
Instagram | Facebook | Twitter
► Canal no YouTube: INSCREVA-SE

O anúncio de hoje reflete nosso foco em fornecer opções ao consumidor e atender às progressivas preferências do público. Ao alavancar uma estratégia de distribuição em um mercado dinâmico que está começando a se recuperar da pandemia global, nós continuaremos a empregar as melhores opções para entregar histórias inigualáveis da The Walt Disney Company para os fãs e famílias do mundo inteiro”, disse Kareem Daniel, Presidente da distribuição de mídia e entretenimento da Disney.

Após o lançamento da animação Raya e o Último Dragão (Raya and the Last Dragon), que teve seu lançamento híbrido (cinema e Disney+ com Premier Access) no início de março deste ano, a Disney conforme vem anunciando nas últimas semanas nos trailers, comerciais e cartazes de CRUELLA (Cruella), novo longa baseado na vilã do clássico 101 Dálmatas (101 Dalmatians), vai mesmo lançar a produção no dia 28 de maio, mas não apenas nos cinemas, chegando também no Disney+ com o Premier Access (cobrando um valor de US$ 30 dólares, além da assinatura do serviço nos EUA).

No Brasil, a Disney informou hoje a imprensa que lançará o filme também nos cinemas e no Disney+, sendo que o valor deve ser o mesmo cobrado por Raya e o Último Dragão, onde o filme ficou por duas semanas disponíveis para compra no Disney+ com o Premier Access no valor de R$69,90.

Para o mês de junho deste ano, o lançamento nos cinemas de LUCA (Luca), novo animado da Pixar Animation Studios, foi cancelado e o animado chegará direto ao Disney+ sem nenhum tipo de cobrança no dia 18 de junho, igual aconteceu com SOUL, também da Pixar, em dezembro do ano passado.

Com direção de Enrico Casarosa (do curta “La Luna“), o animado vai nos levar até a bela cidade litorânea na Riviera italiana e nos apresentará a história de amadurecimento de um jovem que vive um verão inesquecível repleto de sorvetes, massas e passeios intermináveis de scooter. Luca, o protagonista, compartilha essas aventuras com seu novo melhor amigo, mas toda a diversão é ameaçada por um segredo profundamente bem guardado: eles são monstros marinhos de outro mundo, logo abaixo da superfície da água.

A volta da Marvel Studios aos cinemas estava marcada para o início de maio, mas a empresa mudou a estreia mundial de VIÚVA NEGRA (Black Widow) para o dia 09 de julho, com a mesma estratégia dos filmes Raya e Cruella, chegando nos cinemas brasileiros (um dia antes, no dia 08) e também no Disney+ com o Premier Access. Essa é a primeira produção da Marvel que será lançado nos cinemas desde o início da pandemia.

Para anunciar a nova data e como será lançado o filme, a Marvel divulgou uma nova arte do cartaz, que vocês conferem abaixo:

Outros filmes que sofreram alterações no calendário foram SHANG-CHI AND THE LEGEND OF THE TEN RINGS (ainda sem título nacional confirmado), o novo filme da Marvel Studios, que estreia nos cinemas no dia 03 de setembro deste ano, além das produções da 20th Century Studios como FREE GUY: ASSUMINDO O CONTROLE (dia 13 de agosto), KING’S MAN: A ORIGEM (dia 22 de dezembro), DEEP WATER (dia 14 de janeiro de 2022) e MORTE NO NILO (dia 11 de fevereiro de 2022), todas as datas são dos lançamentos nos EUA.

As produções não citadas como JUNGLE CRUISE (dia 30 de julho), THE BEATLES: GET BACK (dia 27 de agosto), a animação RON BUGADO (dia 22 de outubro), ETERNOS (dia 05 de novembro), a animação ENCANTO (dia 24 de novembro) e o musical AMOR, SUBLIME AMOR (dia 10 de dezembro), continuam programadas para chegar nos cinemas norte-americanos nas datas informadas anteriormente.

Vale lembrar, que em mercados internacionais onde Disney+ ainda não está disponível, todos os filmes serão lançados apenas nos cinemas, com datas de estreia a serem anunciadas por cada região.

No Brasil, o filme NOMADLAND (Nomadland), produção da 20th Century Studios que chega ao Oscar 2021 somando 6 indicações, entre elas a de melhor filme, direção (Chloé Zhao), atriz (Frances McDormand) e importantes categorias como roteiro adaptado, edição e fotografia, está previsto para chegar aos cinemas brasileiros no dia 15 de abril, mas a estreia pode ser alterada caso os cinemas de São Paulo e Rio de Janeiro, não voltem a funcionar até este dia.

A comédia dramática A CRÔNICA FRANCESA (The French Dispatch), do cineastae Wes Anderson e estrelada por Elisabeth Moss, Timothée Chalamet, Saoirse Ronan, Léa Seydoux, Tilda Swinton, Christoph Waltz, Adrien Brody, Bill Murray e grande elenco, e o drama musical TODOS ESTÃO FALANDO SOBRE JAMIE (Everybody’s Talking About Jamie), dos diretores Peter Carlton e Mark Herbert, ainda não tem previsão de estreia em nenhum país no mundo.

As produções nacionais ELA E EU (do diretor Gustavo Rosa de Moura e estrelado por Andrea Beltrão, Eduardo Moscovis e Mariana Lima), INCOMPATÍVEL (do diretor Johnny Araujo e estrelado por Gabriel Louchard, Nathalia Dill e Giovanna Lancelloti) e PACIFICADO (do diretor Paxton Winters e estrelado por Débora Nascimento, Cássia Gil, José Loreto e Bukassa Kabengele) também não tem previsão de lançamento nos cinemas brasileiros.

Abaixo vocês conferem o calendário atualizado com os lançamentos da Disney no Brasil nos cinemas.

2021

15/04 >> Nomadland
27/05 >> Cruella
08/07 >> Viúva Negra
15/07 >> The Night House
29/07 >> Jungle Cruise
19/08 >> Free Guy: Assumindo o Controle
26/08 >> The Beatles: Get Back
02/09 >> Shang-Chi and the Legend of the Ten Rings
23/09 >> The Eyes Of Tammy Faye
14/10 >> The Last Duel
21/10 >> Ron Bugado
28/10 >> Eternos
11/11 >> Espíritos Obscuros
09/12 >> Amor, Sublime Amor
23/12 >> King´s Man: A Origem

2022

06/01 >> Encanto
13/01 >> Deep Water
27/01 >> Nightmare Alley
10/02 >> Morte no Nilo
10/03 >> Turning Red
24/03 >> Doctor Strange in the Multiverse of Madness
05/05 >> Thor: Love and Thunder
16/06 >> Lightyear
07/07 >> Black Panther II
28/07 >> Indiana Jones 5
10/11 >> Capitã Marvel 2
15/12 >> Avatar 2

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.