As aventuras do Doutor Estranho (Doctor Strange) nos quadrinhos sempre contaram com incríveis cenários surrealistas e realidades alternativas, uma tradição que vem sendo seguida à risca no novo filme da Marvel Studios. Para isso, o departamento de arte de Doutor Estranho (Doctor Strange), longa que estreia em 3 de novembro no Brasil, fez uma profunda imersão nos trabalhos de Steve Ditko, o primeiro artista a desenhar as HQs do herói. Na produção do filme, 49 profissionais se desdobraram para criar mais de 3 mil artes conceituais e 40 maquetes de sets, seguindo padrões geométricos que tornaram os cenários alucinantes.

As filmagens de Doutor Estranho (Doctor Strange) se dividiram entre Londres, Nova York, Katmandu (Nepal) e Hong Kong. Para criar o clima ideal de magia, foram construídos 21 enormes e detalhados sets – o maior deles, o dos jardins e ruas de Kamar-Taj, contou com mais de 1.200 m2. Algumas cenas internas também foram captadas no histórico Exeter College, que faz parte da Universidade de Oxford, onde J.R.R. Tolkien, entre outros notáveis, estudaram.

Todo esse cuidado com o visual é realmente importante pois já nos anos 1960 Steve Ditko investia toda o seu talento em paisagens distorcidas e mundos fantásticos nas aventuras do Doutor Estranho. Esses conceitos surreais somados às tramas metafísicas do roteirista Stan Lee transformaram as aventuras do Mestre das Artes Supremas um sucesso entre os universitários da época. Muitos leitores até defendiam que a aparência do herói lembrava o ator Vincent Price, que interpretou um poderoso mago no filme O Corvo, lançado em 1963, com direção de Roger Corman.

Outra curiosidade: um detalhe de uma revista do Doutor Estranho (Doctor Strange) apareceu camuflada na capa do disco A Saucerful of Secrets, lançado pelo grupo inglês Pink Floyd em 1968. A arte psicodélica do resto da imagem, aliás, também era uma referência às diversas dimensões visitadas pelo herói nas HQs.

cm-ss-00395_glow_a_r cm-ss-00542_rs_20 null null null null null

Baseado nos famosos personagens dos quadrinhos MarvelDoutor Estranho (Doctor Strange) foi dirigido por Scott Derrickson (Livrai-nos do Mal e A Entidade) e traz o roteiro assinado por Jon Spaihts, Scott Derrickson, C. Robert Cargill e baseados nas histórias de Stan Lee e Steve Ditko.

A trama conta a história do mundialmente famoso neurocirurgião Dr. Stephen Strange cuja vida muda pra sempre após um terrível acidente de carro impedir que ele possa continuar utilizando as mãos. Quando a medicina tradicional fracassa, ele é forçado a procurar cura, e esperança, em um lugar improvável – um enclave misterioso conhecido como Kamar-Taj.

Ele rapidamente descobre que esse não é apenas um centro de cura, mas também a linha de frente de uma batalha contra forças ocultas do mal determinadas a destruir nossa realidade. Em pouco tempo Strange – armado com recém-adquiridos poderes mágicos – é forçado a escolher entre retornar à sua vida de riqueza e status ou deixar tudo para trás para defender o mundo como o feiticeiro mais poderoso que existe.

Com um elenco repleto de nomes conhecidos temos o astro Benedict Cumberbatch (O Jogo da Imitação, 12 Anos de Escravidão e Além da Escuridão: Star Trek) como o Dr. Stephen Strange/Doutor Estranho, além de Chiwetel Ejiofor, Rachel McAdams, Benedict Wong, Michael Stuhlbarg, Scott Adkins, Benjamin Bratt, Mads Mikkelsen e a grande atriz Tilda Swinton (Ave, César!, O Grande Hotel Budapeste e As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa).

Dirigido por Scott Derrickson (Livrai-nos do Mal e A Entidade), Kevin Feige está na produção e Louis D’Esposito, Stephen Broussard, Victoria Alonso, Charles Newirth e Stan Lee estão na produção executiva.

Doutor Estranho (Doctor Strange) estreias nos cinemas brasileiros no dia 03 de novembro e no dia seguinte nos cinemas dos EUA, nos cinemas tradicionais, 3D e também nas salas IMAX.

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.