Na última sexta-feira, dia 23 de março, os fãs de animação foram pegos de surpresa com a triste noticia de que depois de 38 anos dedicados a criar personagens que encantaram gerações na Walt Disney Animation Studios, o veterano animador Glen Keane acaba de oficializar a sua saída do estúdio.

Em um comunicado divulgado com exclusividade pelo blog Cartoon Brew, um dos mais brilhantes animadores desta geração escreveu um e-mail aos colegas de estúdio se despedindo e falando que deixa a Walt Disney Animation Studios para “explorar novos territórios“.

Segeue abaixo o comunicado:

23 de março de 2012

Caros colegas e amigos do Estúdio de Animação Walt Disney,

Depois de pensar muito cuidadosamente, eu decidi deixar a Disney Animation.

Eu estou certo de que a animação é a expressão artística máxima do nosso tempo, com novos territórios, infindáveis, para explorar. Eu não posso resistir ao chamado para sair e desbravá-los.

A Disney tem sido meu lar artístico desde 9 de setembro de 1974. Eu devo muito aos grandes animadores que me serviram de mentores—Eric Larson, Frank Thomas e Ollie Johnston—assim como a muitas outras pessoas maravilhosas da Disney, com as quais eu tive a sorte de trabalhar nos últimos 38 anos.

Ao longo dessas quatro décadas, eu vi muitas mudanças, mas a única coisa que permanece igual é que todos nós fazemos o que fazemos por amor.

Eu me sinto honrado por ter trabalhado ao lado de tantos artistas, produtores e diretores durante minha carreira aqui na Disney, e eu estou tremendamente orgulhoso dos filmes que nós criamos juntos. Eu vou sentir muita falta de trabalhar com vocês.

Com os meus mais sinceros desejos de sucesso e crescimento artístico para vocês e para a Disney,

Glen

CONHEÇA GLEN KEANE

Filho do cartunista Bil Keane (criador do “The Family Circus“) e Thelma Carne Keane, o animador Glen Keane nasceu na Filadélfia, Pensilvânia, Estados Unidos, em 13 de abril de 1954. O animador começou sua carreira na Walt Disney Animation Studios em 1974, quando animou os persoangens Penny e Bernardo, de “Bernardo e Bianca“. Seu próximo trabalho foi em “Meu Amigo, o Dragão” (Pete’s Dragon), filme que mistura persoangens reais com animação. Neste filme ele foi animador de Elliot, o dragão imaginário.

Seu trabalho foi reconhecido e destacado quando recebeu a função de animar o grande climax de “O Cão e a Raposa“, em 1981. Mesmo o animado enfrentando vários problemas durante sua produção e em seu orçamento, o animador teve seu trabalho reconhecido e prestigiado dentro do estúdio.

Ainda na década de 80, Keane trabalhou em animados da Disney como o curta “O Conto de Natal do Mickey” (1983), tendo animado o gigante Willie, o fantasma do Natal presente, e os filmes “O Caldeirão Mágico” (1985), animado os personagens Gurgi e a princesa Eilonwy, “As Peripécias de um Ratinho Detetive” (1986), supervisor de animação do personagem professor Ratagão, e “Oliver e Sua Turma” (1988), animando os personagens Sykes, Georgette e Fagin e trabalhando como supervisor de animação de Sykes, Georgette e Fagin.

No final da década de 80, ele ficou conhecido por dar vida a personagem Ariel, do clássico “A Pequena Sereia” (1989), onde trabalhou como criador do designer da personagem e supervisor de animação. Em 1990, estreou nos cinemas o animado “Bernardo e Bianca na Terra dos Cangurus“, onde trabalhou como designer da personagem e supervisor de animação da águia Marahute.

Em “A Bela e a Fera” (1991) e “Aladdin” (1992), ele trabalhou como supervisor de animação dos protagonistas, Fera e Aladdin. Ainda na década de 90, ele trabalhou como designer de personagem e supervisor de animação da princesa Pocahontas, do clássico “Pocahontas: O Encontro de Dois Mundos” (1995). Em “Tarzan” (1999) e “Planeta do Tesouro” (2002) ele trabalhou como supervisor de animação de Tarzan e John Silver. Em 2003, ele animou novamente a princesa Ariel, para o curta especial “Mickey’s PhilharMagic“.

Seu último grande trabalho na Walt Disney Animation Studios foi em “Enrolados“, onde trabalhou durante anos no designer da protagonista Rapunzel e cuidou da animação da personagaem. Ele estava trabalhando como diretor do animado, mas por problemas de saúde, teve que ser afastado do cargo, como o estúdio comunicou a imprensa.

O animador Glen Keane é um dos principais animadores da atualidade e um artísta respeitado por seu talento e admirado por animadores e amantes da arte da animação, em todo o mundo. Para os interessados, ele também dá aulas e palestras de Animação em 2D.

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.