Após surpreender a todos com animados como “A Viagem de Chihiro” (vencedor do Urso de Ouro em Berlim e do Oscar de melhor animação em 2003), “A Princesa Mononoke” (ainda inédito no Brasil), “O Castelo Animado” e o atual “Ponyo” (recebeu menção honrosa do júri na 65ª edição do Festival de Veneza e foi aclamado pela crítica especializada), o diretor Hayao Miyazaki, considerado o gênio da animação mundial, começou novas negociações com o estúdio japonês Ghibli para dirigir mais dois longa-megratens antes de se aposentar.

A idéia é que os dois filmes sejam rodados nos próximos três anos, mas até o momento nada se sabe sobre quais serão as novas histórias e também ainda não se tem previsão de uma data confirmada para a estreia. O trabalho de Hayao Miyazaki se destaca no mundo inteiro pelo seu cuidado com os trabalhos, pois mesmo o mundo inteiro vivendo numa época da computação gráfica, ele continua investindo em produzir seus filmes à mão e pintados, na maioria das vezes, em aquarela.

Seu próximo trabalho lançado no Brasil será a animação “Ponyo“, que chegará aos cinemas apenas em fevereiro de 2010, pela Playarte. Inspirada no conto de fadas de “A Pequena Sereia“, escrito originalmente por Hans Christian Andersen, um dos grandes animadores do Japão, Hayao Miyazaki, conta a história de Ponyo, uma peixinha dourada que conhece o garoto Sosuke. Ele a leva para sua casa e decide cuidar dela. O amor e a amizade entre os dois é tão grande, que Ponyo resolve se tornar humana só para ficar mais tempo ao lado de seu amigo.

O longa de animação da vez é “Ponyo” (Ponyo on the Cliff by the Sea) terá a presença de famosos como Cate Blanchett, Matt Damon, Tina Fey, Cloris Leachman, Liam Neeson, Lily Tomlin, Frankie Jonas, Noah Cyrus e Betty Whitem, que integram o elenco de vozes internacional do animado.

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.