Em agosto, o TCM presta homenagem ao ator norte-americano Henry Fonda (1905-1982), cujos 30 anos de morte são relembrados neste ano. Indicado ao Oscar® duas vezes, o intérprete atuou no teatro, na TV e no cinema e recebeu a estatueta de melhor ator pelo filme Num Lago Dourado (On Golden Pond, 1981, classificação indicativa 14 anos). Suas atuações inesquecíveis, com destaque aos heróis e foras da lei que se revoltavam contra a opressão e discriminação, serão exibidas no sábado, 11 de agosto, a partir das 14h*.

O especial começa com Consciências Mortas, western que narra a história de três homens acusados de roubar gado e que estão prestes a ser punidos por uma trupe preconceituosa. Às 15h20*, é a vez de  Vinhas da Ira, pelo qual o ator foi indicado ao Oscar®. Dirigido por John Ford, o drama é um retrato da depressão dos anos 1930 nos Estados Unidos. Depois de cumprir pena em uma prisão, Tom Joad (Henry Fonda) volta para casa em Oklahoma para reencontrar sua família. Quando chega, sua felicidade desaparece frente à extrema pobreza que encontra. A família então parte para a Califórnia, a terra prometida, em busca de um futuro melhor.

A programação continua com Era Uma Vez no Oeste, transmitido às 17h35*, em que o ator interpreta um assassino sem piedade. Para encerrar a homenagem, às 20h25*, irá ao ar Doze Homens e Uma Sentença, dirigido por Sidney Lumet, que apresenta o caso de um jovem hispânico acusado de matar o próprio pai.

Sábado, 11 de agosto: HOMENAGEM A HENRY FONDA
14h00: CONSCIÊNCIAS MORTAS (The Ox-Bow Incident, 1943, classificação indicativa 10 anos)
15h20: VINHAS DA IRA (The Grapes of Wrath, 1940, classificação indicativa 12 anos)
17h35: ERA UMA VEZ NO OESTE (Once Upon a Time in the West, 1968, classificação indicativa 14 anos)
20h25: DOZE HOMENS E UMA SENTENÇA (Twelve Angry Men, 1957, classificação indicativa livre)

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.