O DIÁRIO DE HIGH SCHOOL MUSICAL: A SELEÇÃO
PARTE 09: A GRANDE DÚVIDA

Relatos de um repórter eliminado de Disney High School Musical: A Seleção

Por Diego Bargas, NIP 4670*

Agora com 14 candidatos para a vaga de Troy e Gabriella no filme HSM nacional, o Disney High School Musical: A Seleção, neste nono episódio, colocou os participantes do programa para se apresentarem da mesma maneira que nas eliminatórias anteriores, o que confirma definitivamente este formato “karaokê” sendo o optado pelo programa, para a infelicidade de quem queria ver mais, e dos candidatos que tinham mais para mostrar. Entretanto, foi uma grata surpresa o salto qualitativo nas performances de todos eles, as músicas tiveram um resultado mais interessante que nas outras semanas, e os finalistas estiveram graciosos e criativos, com destaque para Paula e Moroni, os melhores sem duvidas. Porém, levando em consideração o histórico do programa (e seus 18 mil inscritos) talvez fosse de se esperar que eles estivessem neste nível quando entraram na casa.

Lenora e Renata interpretaram a clássica “I Say a Little Prayer for You”, Victor e Fellipe “Eu Garanto”, versão de “Bet on It”, do HSM 2, Olavo e Bia “É isso Aí”, do Seu Jorge e da Ana Carolina, Moroni e Paula “Over My Head”, Samuel e Pamela “Epitáfio”, Bernardo e Carol “Start of Something New”, do primeiro HSM, e Karol Cantora e Júnior “Meu Primeiro Amor”, primeira música inédita do programa, inexpressiva.

Os eliminados no programa foram Carol e Bernardo, e foi uma grande perda. Mesmo que eles não fossem os melhores, eram bons participantes e tinham potencial para estarem em um filme. Os dois levaram consigo parte do brilho do programa, e deixam a dúvida de se tiveram a oportunidade de mostrar o que realmente sabem – e conseguiriam – fazer.

Se o “show” do programa lembra produção escolar, a culpa não é apenas dos candidatos. Eles estão sendo colocados a prova, e erros, problemas e dificuldades fazem parte do qualquer processo. Mas eles passam a impressão de serem mal orientados. Aliás os jurados são o grande ponto de interrogação da Seleção. “Os nossos critérios são os nossos critérios” disse Roni neste capítulo. Que critérios são esses? Nos perguntamos. Porque considerar que quem assiste o programa não quer, ou não deve saber destes critérios deles? Nada no julgamento é aberto, e os eliminados parecem ser escolhidos por sorteio. Para mandar Bernardo e Carol para casa, os três jurados rasgaram elogios, mas nada disseram de concreto, que justificasse a eliminação deles, e até choraram, o que por ventura é parte vital do programa, tamanho tempo destinado a choradeira generalizada.

O clipe do episódio foi Toda Vez, muito bem interpretada – em áudio – por Moroni e Bia, mas no vídeo, diferente dos dois clipes anteriores, de qualidade inquestionável, neste ninguém está cantando nem dançando nem atuando de verdade.

E assim, o Disney High School Musical: A Seleção então segue em frente, e a Sony & BMG já divulgou que em junho será lançado o segundo CD do programa, interpretado somente por 8 dos finalistas, que podem se consideram vencedores, já que, como na Argentina, de onde a Seleção brasileira tudo se baseia, os oito entram na turnê e no filme. Isso nos leva a crer que teremos apenas duas eliminações pela frente. Os jurados se deram por satisfeitos, e afirmaram que os participantes estão alcançando um nível profissional. Se é assim, então tudo bem. Cabe ao público concordar ou não.

P.S. Uma última dúvida: Que fim teve o Schiavo?

Continua na semana que vem…

* NIP é o Número de Identificação do Candidato, que todos ganharam no primeiro dia da seleção, e o mantiveram até o final de sua participação.

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.