Amanhã, dia 01 de novembro, o diretor e supervisor criativo da Walt Disney e Pixar Animation Studios, John Lasseter, será homenageado com uma estrela na Calçada da Fama em HollyWood. Lasseter ganhará a estrela 2.453 na Calçada da Fama em Hollywood, na Categoria Cinema, localizada na 6834 Hollywood Boulevard, em frente ao teatro El Capitan. A premiação que começará por volta das 11h30 da manhã, horário local, contará com o presidente/CEO da Hollywood Chamber of Commerce, Leron Gubler, como mestre de cerimônias e Bonnie Hunt será o orador convidado.

John Lasseter é um diretor que já ganhou duas vezes o prêmio da Academia e que supervisiona a parte criativa de todos os filmes eprojetos associados da Walt Disney e Pixar Animation Studios (que comemora seu 25º aniversário em 2011).

Lasseter fez sua estreia na direção em 1995, com “Toy Story”, o primeiro longa-metragem da história a ser animado por computador. Desde então, dirigiu “Vida de Inseto”, “Toy Story 2” e “Carros”. Ele voltou à cadeira de direção neste ano, com “Carros 2”.

Como produtor-executivo, seu currículo inclui “Monstros SA”, “Procurando Nemo”, “Os Incríveis”, “Ratatouille,” “WALL•E,” “Bolt: Supercão” e o muitíssimo aclamado pela crítica no ano passado, “Up: Altas Aventuras,” o primeiro filme de animação da história a abrir o Festival de Cannes e a ganhar dois Oscars, por Melhor animação em longa-metragem e Melhor Trilha Sonora. Lasseter também foi produtor-executivo dos filmes da Disney indicados ao Oscar® “A Princesa e o Sapo” e “Enrolados”, assim como da mais recente animação da Pixar vencedora do prêmio da Academia de Melhor animação em longa-metragem e de Melhor Canção Original, “Toy Story 3”, baseada na história escrita por Lasseter, Andrew Stanton e Lee Unkrich.

Lasseter escreveu, dirigiu e animou os primeiros curtas-metragens da Pixar, incluindo “Luxo Jr.”, “Red’s Dream”, “TinToy” e “Knick Knack”. “Luxo Jr.” foi o primeiro filme de animação computadorizada em 3D da história a ser indicado para um prêmio da Academia na categoria de Melhor animação em curta-metragem, em 1986; “Tin Toy” foi o primeiro filme de animação computadorizado em 3D a ganhar o prêmio da Academia da antiga categoria Melhor curta de animação, em 1988. Lasseter foi o produtor-executivo de todos os curtas subsequentes do estúdio, incluindo “Pular’,” “O Homem de Uma Banda Só,”Quase-Abduzido,” “Presto,” “Parcialmente Nublado”, “Dia & Noite” e o vencedor do premio da Academia, “O Jogo de Geri” (1997), e “Para os Pássaros” (2000).

Com a supervisão de Lasseter, as animações e curtas da Pixar ganharam inúmeros elogios e prêmios da indústria cinematográfica. Lasseter recebeu o Oscar® de Contribuição Especial em 1995 por sua inspirada liderança no time de “Toy Story”. Ele e o restante da equipe de roteiristas de “Toy Story” também foram indicados ao Oscar® de Melhor Roteiro Original, tendo sido a primeira vez que um filme de animação foi reconhecido nesta categoria.

Em 2009, Lasseter foi homenageado no 66º Festival Internacional de Cinema de Veneza com o Leão de Ouro por suas realizações. No ano seguinte, ele se tornou o primeiro produtor de filmes de animação a receber o prêmio Producers Guild of America’s David O. Selznick, na categoria Filmes. Outros reconhecimentos com que Lasseter foi contemplado incluem o prêmio Outstanding Contribution to Cinematic Imagery, de 2004, dado pelo Art Directors Guild, um grau honorário da American Film Institute, e o prêmio Winsor McCay Award da ASIFAHollywood, de 2008, por suas realizações na carreira e contribuição para a arte da animação.

Antes da formação da Pixar, em 1986, Lasseter foi integrante da Divisão de Computação da Lucasfilm.Ltd., onde ele desenhou e animou “The Adventures of Andre and Wally B”, a primeira peça de personagem baseada na animação por computador em 3D, e o personagem gerado por computador Stained Glass Knight,  do filme produzido por Steven Spielberg, “O Enigma da Pirâmide”, de 1985.

Lasseter fez parte da aula inaugural do programa de “Animação de Personagem” no California Institute of the Arts e recebeu seu diploma em Cinema em 1979. Ele é o único que venceu duas vezes o prêmio de animação do Student Academy Award por seus filmes feitos na universidade, “Lady and the Lamp” (1979) e “Nitemare” (1980). Na verdade, seu primeiro prêmio veio quando ele tinha 5 anos, ocasião em que recebeu US$ 15 do Model Grocery Market em Whittier (Califórnia) por um desenho a lápis do Cavaleiro Sem cabeça.

SOBRE A CALÇADA DA FAMA EM HOLLYWOOD
A Calçada da Fama é um ícone internacionalmente conhecido de Hollywood. Com aproximadamente 24 cerimônias anuais de entrega da estrela transmitidas ao redor do mundo, o reforço constante com o público fez com que a Calçada da Fama se tornasse uma das principais atrações para os visitantes. A Hollywood Chamber of Commerce continua administrando a Calçada da Fama como representante da cidade de Los Angeles. A Calçada da Fama é um tributo a todos aqueles que trabalharam arduamente para desenvolver o conceito e para manter essa atração turística conhecida em todo o mundo. A Hollywood Walk of Fame e Hollywood Sign são marcas registradas da Hollywood Chamber of Commerce.

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.