Para os fãs Disney, um dos grandes destaques da 7ª edição do Festival Internacional de Cinema Infantil, sem duvida nenhuma é a animação “O Segredo de Kells“, ainda não exibida confirmada para estrear oficialmente nos cinemas brasileiros. Produzida também pelo estúdio Lightstar Studios, o site oficial do festival apresenta uma matéria apresentando o estúdio brasileiro que trabalhou em 40 minutos da produção dessa animação desenvolvida em 2D, animação tradicional. Segue abaixo a matéria que vale a pena ser conferida e não esqueça, que esse é o último fim de semana do Festival.

Conheça a Lightstar Studios, que produziu parte de “O Segredo de Kells” no Brasil

Fundado na Califórnia em 1999 por artistas carimbados pela Disney, Warner Brothers e Dreamworks, a Lighstar Studios desenvolve animação e artes digitais de alta qualidade para programas de TV e longas-metragens. A empresa está no Brasil desde dezembro de 2001, com base equipada e localizada em Santos, litoral de São Paulo. Os membros da Lightstar escrevem e produzem tanto seus próprios projetos como co-produções estrangeiras, incluindo a co-produção irlandesa, belga e francesa “O Segredo de Kells”, vencedora do prêmio da audiência nos festivais de Edinburgh e Annecy e que será exibida na 7ª edição do Festival Internacional de Cinema Infantil, marcando a estréia do filme em território nacional.

Apesar de ter as portas abertas para novos talentos, o grupo de profissionais da Lightstar é seleto e apaixonado por esta forma de arte. Juntos, acumularam muitos anos de experiência, tornando o estúdio líder de eficiência na América do Sul. Marcelo de Moura, diretor do estúdio, acumula mais de 20 anos de experiência no campo de animação, como artista de storyboard, desenhista de personagens e diretor de animação. Começou sua carreira no Don Bluth Studios onde trabalhou em três filmes. Passou pela Disney e pela Warner Brothers, onde foi responsável pela supervisão de animação do desenho “Looney Toones” e fez comerciais de televisão. Embarcando na carreira de animador em 3D, Marcelo foi para a Blue Sky Studios onde trabalhou no filme “A Era do Gelo” e também foi diretor de animação em “Asterix e Os Vikings”.

Jean Mary de Moura, produtora e finalizadora da Lighstar, teve sua carreira modelada nos estúdios de Walt Disney como estagiaria em 1995. Jean Mary começou a trabalhar com animação no clássico “O Gigante de Ferro”, da Warner Brothers. Em 2000, também entrou para a Blue Sky onde fez parte da equipe de “A Era do Gelo” e trabalhou como supervisora de clean-up de “Asterix e Os Vikings”, função também exercida em “O Segredo de Kells”. Marcelo e Jean Mary também trabalharam com Brad Bird, vencedor do Oscar de 2005 pelo filme de animação “Os Incríveis”.

Por mais de cinco anos, o estúdio tem feito serviços para o mercado internacional de longas-metragens, televisão, games e web, incluindo trabalhos para a Disney, Rich Animation, Nicklodeon e Warner Brothers, produzindo animações em 3D, 2D tradicional e 2D digital como a série de TV “Wonder Pets” e “Asterix e Os Vikings”. Atualmente, junto com a Buriti Filmes e a Gullane Filmes (responsável por filmes como “O Ano Que Meus Pais Saíram de Férias”), produzem em Paulínia o projeto “Lutas”, um filme de animação que narra momentos da história do Brasil incluindo Tupiniquins e Tupinambás.

O longa “O Segredo de Kells” está na programação da 7a edição do Festival Internacional de Cinema Infantil. Confira datas e horários que o filme será exibido na sua cidade.

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.